10 Maio - 2012

Vice-presidente da OAB/MA defende “Voto Limpo” em entrevista à TV Difusora

A vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (10/05), ao programa Bom Dia Maranhão, da TV Difusora. O tema abordado foi a campanha Ficha Limpa nas Eleições 2012, a ser deflagrada com a participação do TSE, da OAB com suas Seccionais e os TREs de todos os estados brasileiros.

A vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (10/05), ao programa Bom Dia Maranhão, da TV Difusora.  O tema abordado foi a campanha Ficha Limpa nas Eleições 2012, a ser deflagrada com a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da OAB com suas Seccionais e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todos os estados brasileiros.

TSE E OAB - No início da semana, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira participou, em Brasília, de um encontro com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Rocha, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, para discutir uma parceria que garanta a aplicação da Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) durante as Eleições 2012. A ministra propôs que a OAB, por meio de suas Seccionais, atue em cada unidade da Federação, em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para conscientizar o cidadão de que a aplicação da lei depende dele.

Durante a entrevista ao Bom Dia Maranhão, a vice-presidente da OAB/MA explicou que, historicamente, a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão sempre integrou todos os movimentos de combate à corrupção eleitoral e defendeu que esta é uma campanha não só pela “Ficha Limpa” dos candidatos, mas pelo “Voto Limpo” dos eleitores e de conscientização dos cidadãos sobre o combate à compra de votos. “Voto não tem preço, tem consciência. É preciso votar com consciência cívica”, declarou. Valéria Lauande alertou para a necessidade que sejam denunciados os casos de venda e compra de votos, em uma trabalho conjunto com a OAB/MA, o TRE/MA, o Ministério Público  e os juízes eleitorais. “A lei precisa ser efetivamente aplicada”, defendeu.