24 Março - 2021

CAPACITAÇÃO: COLÉGIO DE DELEGADOS DA ESA/MA DÁ DESTAQUE AO TRABALHO DE EXCELÊNCIA REALIZADO PELA ESCOLA E APRESENTA O PLANEJAMENTO ACADÊMICO DE 2021

Na OAB Maranhão, a capacitação dada à advocacia é ininterrupta. E para que o ensino da Classe seja transmitido da melhor forma, atingindo todo o estado, há um grande planejamento feito por muitas mãos. Por isso, ao longo da manhã do dia 19/03, a Escola Superior da Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana promoveu o Colégio de Delegados da ESA de 2021, por videoconferência. O evento reuniu representantes da diretoria da Ordem, da Escola e delegados da ESA nas subseções da Seccional Maranhense.

Na oportunidade, foi apresentado o planejamento acadêmico e os objetivos traçados para garantir a qualificação da advocacia no ano de 2021, bem como as demandas de cada localidade para levar eventos e ações de capacitação para todo o estado.

Logo no início, os componentes da mesa de abertura tiveram um momento de fala para dar as boas-vindas a todos e fizeram elogios ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Escola.

“A qualificação da advocacia é uma das principais diretrizes da nossa gestão. E, nesse sentido, a ESA Maranhão vem desempenhando um excelente papel. A Escola não parou durante a pandemia e modificou todo o seu calendário de atividades, adequando-se ao meio virtual. Por isso, é reconhecida por toda a Diretoria da Ordem e pelas Subseções. A capacitação da advocacia seguiu firme por conta de cada pessoa que faz parte da Escola”, iniciou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Em seguida, o Diretor-Geral da ESA, Antônio Gaspar, apresentou os resultados das atividades da ESA no ano de 2020, como cursos, palestras, congressos e lives. No total, a Escola teve 64 cursos realizados, 515 horas-aula ministradas e 13.078 advogados capacitados, sendo 490 nas Subseções. “A ESA é uma instituição consolidada que vem em constante crescimento, principalmente nesses últimos três anos. O nosso objetivo é continuar essa história, sempre buscando evoluções”, explicou Gaspar.

Após ouvir a apresentação dos delegados sobre a atuação da ESA em cada Subseção, Gaspar ressaltou a importância dos Delegados das Subseções em relação às atividades da Escola, informando que, dentro das suas atribuições, estão: indicar, organizar e acompanhar os cursos ofertados de acordo com a realidade e com as necessidades de cada região.

O Diretor-Geral afirmou, também, que entrou em contato com a ESA Nacional para solicitar que fossem direcionados, através do site da OAB MA/ESA, os cursos livres e gratuitos preparados pela ESA Nacional, a fim de facilitar o acesso a advogadas e advogados maranhenses.

Ainda no encontro, o Diretor de Pós-Graduação, Marcelo Carvalho, apresentou os convênios celebrados e renovados, além da implementação do mestrado e pós-graduação, tais como: FAPEAD, UEMANET, MARITIME LAW ACADEMY, UNDB - Mestrado Interinstitucional em Direito - MINTER UNDB/PUCRS, CECGP, EBRADI, IPOG, SVT e INSTITUTO NAVIGARE.

A vice-diretora da Escola, Lilianne Saraiva, apresentou a prestação de contas dos cursos solicitados pelas Subseções, que já foram realizados em 2021, assim como a programação dos demais cursos previstos que ocorrerão no ano corrente, totalizando 26 horas-aulas já ministradas e 878 advogados capacitados até então.

Por fim, Antônio Gaspar agradeceu a presença e atenção de todos e encerrou o encontro, que contou a participação de: Presidente da OAB/MA, Thiago Diaz; a Secretária-Geral, Ananda Farias; Diretor-tesoureiro, Kaio Saraiva; Diretor-geral da ESA, Antônio Gaspar; a Vice-Diretora da ESA, Lilianne Saraiva; o Diretor de Pós-graduação da Escola, Marcelo Carvalho, que formaram a mesa de abertura dos trabalhos, juntamente com os presidentes das Subseções de Açailândia, Daniel Galvão; de Bacabal, Andreia Furtado; de Grajaú, Suely Lopes; de Santa Inês, Karine Sarmento; e de São João dos Patos, Daniel Furtado. Participaram ainda, os Delegados da ESA de Bacabal, José Viana; Chapadinha, Crystian Felipe; de Codó, Suany Corrêa; de Estreito, Francisco Macedo; de Açailândia, Marcelo Santan; de Grajaú, Karla Ribeiro; de Barra do Corda, Emanuely Abreu; de Imperatriz, Andressa Bonfim; de Pinheiro, João Ricardo e da Subseção de Balsas, a Dra. Juliana Padovesi.