15 Julho - 2015

Cerimônia na OAB/MA recepciona novos advogados

Durante a solenidade, nove bacharéis assinaram o termo de compromisso e fizeram o juramento profissional

Novos advogados firmaram compromisso na manhã de hoje (14), em solenidade no plenário da OAB/MA. Durante cerimônia conduzida pelo secretário geral adjunto da seccional maranhense, Everton Pacheco, nove bacharéis aprovados no último Exame de Ordem prestaram juramento profissional.

O evento contou também com a presença do tesoureiro da OAB/MA, Marco Antonio Coelho Lara; da conselheira federal Valéria Lauande; dos conselheiros seccionais Roberto Henrique Cavalcante, Ananda Farias, Willington Marcos Conceição e Fabiano Ferreira Lopes, também diretor geral da Escola Superior de Advocacia; e do presidente em exercício da comissão de jovens advogados, Thalys Hermes.

Os discursos ressaltaram os desafios da nova caminhada no mundo jurídico. “Essa é a missão, e não é só profissão, é vocação. Espero que todos vocês encontrem na advocacia aquilo que nós temos encontrado. A felicidade de adequar uma vontade pessoal, um anseio pessoal e uma sede de justiça dentro de cada um de vocês, para que a profissão seja abraçada como a causa de nossas vidas”, discorreu a conselheira federal, ao ressaltar o papel essencial do advogado para a administração da Justiça, segundo previsão constitucional.

Já tesoureiro Marco Lara ressaltou a coincidência da data da cerimônia com a queda da Bastilha, evento precursor da Revolução Francesa, ocorrido em 14 julho de 1789. “Essa data é uma data marcante, que simboliza a vitória da república sobre o antigo regime”, destacou. “E a OAB representa a trincheira das liberdades... Ela defende não somente os interesses da democracia, como também as liberdades, as garantias e os preceitos fundamentais que dizem respeito à sociedade”.