13 Agosto - 2015

Colégio de Presidentes das Subseções define programação para o segundo semestre

Durante o encontro, estiveram em discussão temas como eventos no mês de agosto, eleições seccionais, defesa das prerrogativas advocatícias e do Exame de Ordem

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) o Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MA, que teve por objetivo definir o cronograma de trabalho das unidades da Ordem nesses municípios e discutir assuntos de interesse dos advogados. O encontro ocorreu no plenário da sede da Seccional, no bairro do Calhau.

Coordenada pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, a mesa diretora foi composta pelo vice-presidente, Carlos Augusto Macedo Couto; pelo tesoureiro da entidade, Marco Antonio Coelho Lara; pelo secretário geral, Ulisses César Martins Sousa; e pelo secretário geral-adjunto, Everton Pacheco Silva. Além dos representantes das subseções, participaram da reunião a conselheira federal pelo Maranhão, Valéria Lauande, conselheiro seccional e presidente da Comissão de Acompanhamento dos Juizados Especiais, Willington Marcos Conceição, e os diretores da Escola Superior de Advocacia (ESA), Fabiano Lopes e Alexsandro Rahbani.

Acompanhou, ainda, as atividades o conselheiro seccional da OAB no Rio Grande do Sul, Darci Guimarães Ribeiro, que está entre os palestrantes do I Congresso de Processo Civil da OAB/MA, com a exposição de tema "Processo e Democracia: Desvendando o novo CPC" nesta quarta-feira (12).

Em discussão no colegiado as previsões das subseções para o segundo semestre, como atividades a serem realizadas ainda no mês de agosto, eventos em virtude do Dia do Advogado e esclarecimentos a respeito da emissão de certidões online com informações dos advogados vinculados à Ordem no Maranhão. Durante a reunião, também foi entregue uma listagem atualizada com nomes de todos os advogados domiciliados nas respectivas subseções.

Alguns dos principais tópicos abordados foram as eleições seccionais para a OAB em 2015, objetivando mobilizar os advogados para o pleito que acontece em novembro, os desafios no cumprimento às prerrogativas advocatícias no estado, reiterando a necessidade de a Seccional lutar pela revogação de portarias que visem impedir o acesso dos profissionais da advocacia a unidades judiciais e os projetos de lei em discussão no âmbito do Congresso Nacional, que visem extinguir ou inviabilizar o Exame de Ordem. A ausência de juízes em horário forense foi outra preocupação manifestada durante a reunião.

Uma novidade apresentada aos presidentes subseccionais foi um aplicativo voltado aos advogados, que está em fase de desenvolvimento. Previsto para ser utilizado nos sistemas operacionais de smartphones, o app disponibilizará notícias da instituição, avisos e meios de inscrição em eventos e cursos, emissão de boletos e outros serviços, além de possibilitar o compartilhamento de conteúdos em redes sociais. De acordo com o tesoureiro da OAB/MA, Marco Lara, o software ainda está em fase de testes e será disponibilizado o mais breve possível.

Mensagem

O presidente nacional da OAB. Marcus Vinicius Furtado Coelho, encaminhou mensagem aos presidentes de subseções, por meio do presidente seccional Mário Macieira, para desejar um excelente Colégio de Presidentes de subseção. “A força da advocacia maranhense é fundamental para que unidos possamos construir uma nação justa, digna e decente. Como diria o poeta, não nos afastemos, vamos seguir de mãos dadas”, disse a mensagem.