02 Outubro - 2020

DIRETORIA DA OAB/MA APRESENTA ESTAGIÁRIOS QUE TRABALHARÃO NA DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO FÓRUM DE SÃO LUÍS

Cumprindo com sua missão de amparar a advocacia, trabalhando para a constante renovação e atualização do ofício, a OAB Maranhão apresentou, na manhã de hoje, 2 de outubro, os 12 estagiários que atuarão no projeto “Digitalizar Já” no Fórum Desembargador Sarney Costa.

A iniciativa surgiu a partir do convênio firmado na última sexta-feira, 25/09, entre a OAB/MA, o Tribunal de Justiça do Maranhão e a Corregedoria Geral de Justiça para ampliar a virtualização dos processos físicos nas comarcas do estado. O convênio firmado tomou como base o projeto Lista Zero da OAB - Subseção Imperatriz, que tem como objetivo a digitalização dos processos físicos promovendo mais celeridade nas ações e mais segurança nas audiências online, e que conta com o trabalho dos estudantes de direito na digitalização para o PJE (Processo Judicial Eletrônico).

E hoje, acompanhados pela Secretária Geral da Seccional, Ananda Farias, e pela Secretaria Geral-Adjunta, Valéria Regino, os estagiários foram conhecer mais sobre como funcionará suas atividades no Fórum, que serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira, 05/10.

Logo no início do encontro, o juiz auxiliar da CGJ, Gladiston Cutrim, agradeceu o apoio da OAB Maranhão e destacou a importância do trabalho que será realizado por cada estudante que se disponibilizou a cooperar com o Projeto Digitalizar Já. De acordo com Cutrim, os estagiários participarão de um momento de avanço para todo o estado do Maranhão.

“O presidente Thiago Diaz, com muita sensibilidade, assim como o presidente do Tribunal de Justiça, resolveu assinar um termo de cooperação para nos ajudar a fazer essa migração dos processos. Esta é uma ação louvável, pois é de conhecimento de todos que a dificuldade que nós temos de pessoal é muito grande e toda ajuda é bem-vinda. Portanto, eu acredito que o engajamento de todas as instituições é fundamental para que a gente possa alcançar nosso êxito, que é a digitalização e migração dos processos em todo o Estado do Maranhão. A OAB chega para completar esse apoio”, afirmou Gladiston Cutrim.

Na oportunidade, a Secretária Geral da OAB Maranhão, Ananda Farias, comentou sobre as dificuldades que os processos físicos geram para a advocacia e destacou que acredita no potencial do projeto. “Eu, enquanto advogada, fico extremamente angustiada quando vejo meu processo parado, aguardando a digitalização. Acredito que esta seja uma angústia de todos os colegas. Por isso, acredito no projeto Digitalizar Já e nessa parceria que fará com que os processos caminhem de forma mais rápida”, comentou a Secretária.

Para Valéria Regino, Secretária Geral-Adjunta, a participação da Seccional Maranhense é fundamental para esse processo de virtualização. “A Virtualização é uma realidade do mundo inteiro. A OAB não poderia ficar de fora desse projeto de digitalização de processos, visto que ele dará maior celeridade ao andamento dos feitos”, disse Valéria Regino.

A Diretora do Fórum, Andréia Furtado, também explicou sobre os benefícios que a Digitalização dos processos trará. “Essa parceria vai proporcionar, aos jurisdicionados e à sociedade em geral, maior celeridade na hora de despachar esses processos físicos, que agora serão digitalizados para, posteriormente, serem migrados para o sistema do PJE. Então vai dar muito mais agilidade ao trabalho de todas as Varas”.

Já Sara Moraes, uma das estagiárias que fará parte do Projeto, vê a atividade como uma grande oportunidade. “Será meu primeiro estágio e vejo como uma oportunidade perfeita, pois vou adquirir conhecimento destas ações cíveis e trabalharemos com todo o gás nesse projeto”, expressou a estudante de Direito.

Ainda no encontro, cada estudante informou seus horários disponíveis para destinar ao projeto e já começarão a trabalhar a partir de amanhã.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.