03 Maio - 2021

EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA MULHER, CMA PROMOVE DIÁLOGO ENTRE MULHERES DA ÁREA JURÍDICA E DO PODER LEGISLATIVO

A Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão segue firme na luta em defesa dos direitos das mulheres do estado. E na última sexta-feira, 30 de abril, data em que marca o Dia Nacional da Mulher, a Ordem realizou um café da manhã para representantes que lidam diretamente com as pautas da população feminina, promovendo um diálogo entre mulheres da área jurídica e do poder legislativo.

Ao longo da reunião, foi dado destaque aos principais projetos e ações em prol do direito das mulheres das duas instituições. “Hoje, a Comissão da Mulher e da Advogada segue o lema ‘Juntas, somos mais fortes e construímos nossa história’. Por isso, quero agradecer a participação de cada uma de vocês nesse evento para que possamos dar as mãos e contribuir, verdadeiramente, com a sociedade”, explicou a presidente da CMA, Tatiana Costa.

A Secretária Geral da Seccional, Ananda Farias, enfatizou a importância do constante diálogo entre as instituições em defesa da mulher e, também, entre mulheres de comunidades a fim de conhecer melhor suas vivências e necessidades. “Esse intercâmbio permanente entre as instituições é essencial, e não só entre representantes de instituições, mas também com as mulheres de comunidades, dos movimentos sociais, com as quais eu muito já aprendi e que dão uma grande noção de pertencimento e coletividade. Hoje, desejo que todas vocês continuem com o espírito e com o desejo de contribuir. Essa é uma causa que iniciamos e nunca mais saímos”, pontuou Ananda Farias.

Já a Deputada Estadual, Helena Duailibe, falou sobre um de seus principais projetos voltado para as mulheres que vivem em situação de violência doméstica e que são dependentes financeiramente dos seus esposos. “É uma alegria estar aqui, comemorando o Dia Nacional da Mulher, ao lado de todas vocês, para pensarmos, juntas, nas pautas voltadas às mulheres do nosso estado. Acredito que, para nós resolvermos todas as situações e conviver no mundo atual, precisamos engajar as mulheres no empreendedorismo, uma vez que boa parte da população feminina que está vivendo violência doméstica, não tem oportunidade de trabalho e não sabe como sair daquela relação de dependência financeira do seu companheiro”, sinalizou.

Quem também falou sobre seus Projetos e Leis voltados para as mulheres, assim como o trabalho realizado dentro das comunidades e da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São Luís, foi a vereadora Concita Pinto. “A minha luta sempre foi voltada para as mulheres, principalmente dentro das comunidades, onde há mulheres que precisam de assistência e apoio”, comentou.

No fim do Café, a presidente da CMA repassou a mensagem deixada pelo presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, que não pôde participar do evento por conta de outro compromisso da Ordem na Subseção de Pinheiro, mas fez questão de desejar um feliz dia nacional da mulher a cada representante que se dispôs a participar do diálogo, além de agradecer a presença de todas e desejar que a reunião fosse um marco para um grande projeto entre a OAB Maranhão e o Legislativo.

Além da Secretária-Geral da Ordem, Ananda Farias; da presidente da CMA, Tatiana Costa; da deputada estadual, Helena Duailibe; estiveram presentes: as vereadoras de São Luís, Karla Sarney e Concita Pinto; a presidente da Associação de Apoio aos Autistas, Jaciara Frazão; e das advogadas que fazem parte da CMA: Najla Buhatem, Prof. Maria da Glória, Allyna Almeida, Valdeires Madeira, Raíssa Medeiros e Anny Lamara. O evento seguiu todas as normas sanitárias contra o coronavírus.