18 Novembro - 2019

II COLÉGIO DE DIRETORES-TESOUREIROS DA OAB MARANHÃO DEBATE A GESTÃO PARTICIPATIVA

Transparência; importância na qualidade da prestação de contas fornecida pelas Subseções; debate sobre ações para diminuição da inadimplência; descentralização do setor financeiro com o pagamento por meio de cartão de crédito nas subseções e orçamento participativo estiveram entre as pautas debatidas na última quinta-feira, 14, durante o II Colégio de Diretores-Tesoureiros da OAB Maranhão com o tema “Avanços, Planejamento e Gestão Participativa”.

Na oportunidade, gestores de 14, das 17 Subseções, estiveram na sede da Seccional, onde discutiram diversos temas de interesse da advocacia maranhenses, a fim proporcionar estruturas e serviços que facilite o exercício profissional das advogadas e advogados em seu dia a dia e também na sua qualificação, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e com o apoio das Comissões da Casa.

Pela manhã, o diretor-tesoureiro da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, em conjunto com os outros representantes, discutiram o apoio e o amparo que foi dado ao sistema de prerrogativas, a partir da instalação de plantão diário no fórum de São Luís e da disponibilização de servidores, estagiários e dos materiais e equipamentos de informáticas necessários para auxiliar nos trabalhos do Núcleo de Prerrogativas, da Procuradoria e da Comissão de Prerrogativas.

“Entendemos que a advocacia maranhense merece ser tratada com respeito e a gestão responsável dos recursos da instituição é a melhor forma de mostrar o compromisso da nova gestão aos advogados e advogadas. Encontros como este são fundamentais para que possamos traçar as metas e objetivos de nossa gestão no tocante à aplicação dos recursos. O alinhamento de uma gestão financeira equilibrada, tanto aqui na Seccional, quanto nas Subseções é essencial para o fortalecimento de nossa entidade”, afirmou Kaio Saraiva.

Presente no II Colégio de Diretores-Tesoureiros, o tesoureiro da OAB Subseção Presidente Dutra, Jose Fillipy Andrade Goncalves, observou a importância do debate para o fortalecimento do Sistema OAB no Estado. “Reunião de grande relevância para o fortalecimento de nossa Seccional. Debates como o combate à inadimplência nas Subseções e o alinhamento do gerenciamento de custos só contribuem para que possamos trabalhar de forma mais segura pela advocacia”, apontou.

Já para a tesoureira da OAB Subseção Pinheiro, Gracilândia de Carvalho Froz, esse encontro dos tesoureiros tem dados os resultados esperado. “Muito importante essa reunião e alinhamento de nossa gestão de recursos. Esse segundo encontro, é muito importante, na medida em que já podemos apresentar aqui resultados obtidos, após o I encontro, como a redução da inadimplência em nossa Subseção”, afirmou.

Sobre estrutura, foram discutidas e apresentadas as conquistas da atual gestão, visando proporcionar um local de trabalho confortável para advogadas, advogados e colaboradores da casa, a fim de cumprir as responsabilidades jurídicas e sociais que a Seccional Maranhense detém. Desta para instalação de salas da advocacia, já este ano, nas comarcas de Pedreiras, Governador Nunes Freire, São Bernardo, São Francisco do Maranhão e em outras cidades, além das inaugurações e construções que estão em planejamento para os próximos dois anos.

Entrando na esfera de qualificações, foi debatida a manutenção de apoios e parcerias necessárias a Escola Superior de Advocacia (ESA), que vem desenvolvendo um grande trabalho no que tange a questão de capacitação das advogadas, advogados, estudantes e operadores do Direito, no Maranhão, a partir da realização de cursos, congressos, palestras, fóruns, seminários e eventos com grandes profissionais da advocacia local, regional e nacional. Deste modo, os trabalhos e a qualidade da ESA Seccional Maranhão foram mantidos, tendo em vista sempre a qualificação da advocacia maranhense.

O II Colégio de Tesoureiros da OAB Maranhão contou com a participação dos tesoureiros das Subseções de Açailândia, Filipe Francisco Santos de Andrade; de Balsas, Terezinha de Jesus Martins do Nascimento Silva; de Barreirinhas, Wallece Pereira da Rocha; de Caxias, Emilia Evangelina Silva Machado, de Chapadinha José Rosean Fernandes de Oliveira; de Codó, Clelio Guerra Alvares Junior; de Estreito, Reinaldo Rodrigues Andrade; de Imperatriz, Mariana Fagundes Serra; de Pinheiro, Gracilândia de Carvalho Froz; de Presidente Dutra, Jose Fillipy Andrade Goncalves; de Santa Inês, Flavia Ribeiro Brito Rodrigues; de São João dos Patos, Fernanda Fernandes Guimaraes; e Timon, Saraesse de Lima Araujo. O colégio contou ainda com a presença das presidentes das Subseções de Imperatriz, Márcia Cavalcante, e Fernanda Beatriz Castro, de Timon; além da Conselheira Federal e ex-tesoureira da OAB Maranhão, Deborah Cartágenes.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.