17 Julho - 2020

LANÇAMENTO DO PROJETO PARIDADE JÁ É MARCADO POR FALAS DE UNIÃO E IGUALDADE

Em 1992, na Declaração de Atenas, já se entendia e se discutia a necessidade da adoção de ações para que houvesse paridade entre os espaços de poder e decisão diante da desigualdade de gênero a nível mundial. Ao longo dos anos, essas discussões se intensificaram e, apesar da desigualdade ter diminuído, as mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos.

Foi com essa alusão histórica que Valentina Jungmann, Conselheira Federal da OAB Goiás, iniciou a reunião online de lançamento do Projeto Paridade Já, realizada na manhã desta sexta-feira, 17,  que propõe alcançar a equidade de gênero nas próximas eleições no Sistema da Ordem dos Advogados do Brasil.

Para tanto, o projeto estabelece alteração para 50% nos percentuais de participação para candidaturas de cada gênero. Essa igualdade deve ser alcançada em todos os setores da Ordem: Conselho Federal, Conselho Seccional, Subseções e Caixas de Assistência. Assim, é preciso que ele seja discutido já neste ano no Conselho e, caso aprovado, o projeto será positivo para toda a advocacia.

“Eu estou aqui, de forma online,  na OAB Maranhão, A Casa de Todos, e que eu acredito que seja também a Casa de Todas. Esse é um projeto de todas nós, advogadas inscritas na OAB em nosso país, que também beneficiará os advogados, já que essa proposta abrirá uma pluralidade maior de talentos para o Sistema da Ordem. A OAB tem, por dever, adotar ações e medidas em todos os seus órgãos para que essa paridade seja uma realidade na Instituição”, iniciou Valentina Jungmann.

A idealizadora do projeto aproveitou ainda para parabenizar a gestão do Presidente Thiago Diaz que, antes mesmo de ser uma obrigatoriedade, a Seccional Maranhense já havia adotado o sistema de 30% dos candidatos a cargos diretivos serem destinados a mulheres. Jungmann elogiou também o trabalho da Conselheira Federal da OAB Maranhão, Karol Carvalho, que “é uma fortaleza dentro do Conselho Federal e vem dedicando suas energias ao projeto”, afirmou.

Carvalho, por sua vez, destacou que o projeto é coletivo e só terá sucesso se for acolhido por todas e todos. “Esse projeto foi criado para todas nós. E é necessário que entendamos a importância dessa união pela igualdade e, só em ver cada uma de vocês aqui, já me deixa emocionada. Vamos levantar e divulgar essa proposta em todos os espaços”, disse.

Sobre essa união, a Secretária-Geral da OAB Maranhão, Ananda Farias, analisou como um importante passo para democratizar falas. “Eu encaro esse movimento como uma plenária, em que se pode democratizar as falas. E gostaria de registrar aqui que minha participação na Ordem se iniciou quando ainda não havia o estabelecimento de cotas para mulheres, mas eu nunca fui um osso fácil de ser descartado, porque sou enfrentativa e propositiva.  Mas sabe quantas companheiras ficaram pela estrada por quê não sabem fazer o jogo da política?  Sabe quantas colegas ficaram de fora na formação da chapa porque não conseguem conciliar, filhos e política? Ressalto que o meu discurso não é contra os homens, visto que muitos têm me ensinado, inclusive, a não levar, os boicotes para o lado pessoal na política. Tanto é, que continuo e continuarei só ternura com todos,” observou.

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão, Vivian Bauer, também destacou a importância da união das advogadas. “Apesar de ser online, essa reunião é uma forma de nos abraçarmos e nos unirmos em prol de uma ação, pois precisamos ter nossos direitos amparados e apoiados no sistema OAB. Sabemos que somos sub-representadas na política institucional. Já conseguimos que as mulheres ocupassem 30% em todas as diretorias da Seccional. Só na Comissão da Mulher, temos mais de 100 mulheres inscritas. Mas queremos que elas participem também da política de Ordem, pois se não participarmos, estaremos à margem dessas políticas e só nós, enquanto mulheres, sabemos da parte que nos toca”, explicou Bauer.

Quem também marcou presença no encontro virtual foi Daniela Andrade, Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, e Marina Gadelha, presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente. As advogadas destacaram a presença da mulher no dia a dia da advocacia, citando o Estado do Maranhão como exemplo. Ambas destacaram a relevância da representatividade feminina e que, igualdade refere-se aos mesmos direitos, apesar das diferenças.

No fim, Valentina reforçou a importância do projeto.  “Esse projeto é suprapartidário, que visa inclusão, participação e objetiva tornar nossa instituição mais democrática. É preciso multiplicar a intenção de voto. Nós contamos com a força da advogada do Maranhão para que esse projeto deixe de ser um sonho e se torne uma realidade”, finalizou.

A reunião foi transmitida pela plataforma Zoom e contou com um público majoritariamente feminino, composto por membros da Diretoria da Seccional, do Conselho Federal, tanto da OAB Maranhão, quanto da OAB Goiás, assim como presidentes e representantes das comissões da Mulher e da Advogada das subseções maranhenses.