28 Agosto - 2012

OAB/MA apresenta reivindicações da classe em reunião no Tribunal de Justiça do Maranhão

Representantes da Seccional do Maranhão reclamam que prerrogativas tem sido desrespeitadas em Juizados

Advogados inscritos na Subseção da OAB/MA de Pedreiras estiveram, nesta terça-feira (28/08), no Tribunal de Justiça do Estado e na Corregedoria Geral de Justiça reivindicando que os presidentes das duas instituições tomem providências quanto à forma de tratamento recebido por eles no Juizado Especial Cível e Criminal de Pedreiras, cujo titulo é o juiz Licar Pereira. A comitiva foi acompanhada pelo diretor-tesoureiro, Valdenio Caminha, que representou a diretoria da Seccional Maranhense, e pelo presidente da Comissão de Acompanhamento dos Juizados Especiais da OAB/MA, Willington Marcos Ferreira.

No TJ/MA, os advogados foram recebidos pelo desembargador-presidente, Antônio Guerreiro Júnior, que após ouvir os relatos do secretário da Subseção da OAB/MA de Pedreiras, Fernando Polary, sobre a maneira pouco amistosa com que são tratados os profissionais de Direito no Juizado Especial da cidade, encaminhou o grupo para que o fato também fosse registrado na Corregedoria Geral de Justiça.

Ao se reunir com o corregedor geral do TJ/MA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, e a coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, juíza Márcia Chaves, Valdenio Caminha,  Willington Marcos e os advogados da Subseção de Pedreiras, pediram providências para a situação e ouviram do desembargador que o caso fosse formalizado junto à Corregedoria  e que também iria chamar o juiz Licar Pereira para tomar ciência do que está ocorrendo no juizado.

PORTARIAS - Na ocasião, o tesoureiro da OAB/MA, Valdenio Caminha e o presidente da Comissão de Acompanhamento dos Juizados Especiais da OAB/MA, Willington Marcos Ferreira, trataram da portarias expedidas no 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo (Renascença II), e no Juizado Especial de Trânsito, que vão de encontro às prerrogativas dos advogados.

Valdenio Caminha e Willington Ferreira entregaram cópias documentos que se encontram afixados nos prédios dos dois juizados ao corregedor geral de Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha, e a coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, juíza Márcia Chaves. Em um dos documentos, a juíza Sônia Maria Amaral, titular do 7º Juizado Especial do Renascença II, proíbe o uso de instrumentos eletrônicos (terminais de computador, scanner e impressora) por advogados que militam no juizado.

“O próprio CNJ (Conselho Nacional de Justiça) prever que os advogados tenham um espaço reservado com esses instrumentos eletrônicos para o peticionamento virtual nos juizados que já fazem uso do processo eletrônico”, lembrou Valdenio Caminha.

Já na portaria do Juizado Especial do Trânsito, a secretaria do órgão comunica que, a partir do dia 23/09, o atendimento externo estará suspenso, sendo que apenas o interno funcionaria no juizado.

O corregedor geral informou aos representantes da OAB/MA que fará uma reunião para convocar os juízes titulares dos dois juizados especiais para ouvi-los sobre as portarias e o atendimento aos advogados e às suas partes nos dois órgãos judiciários.