16 Julho - 2015

OAB/MA divulga nota de esclarecimento

Seccional Maranhense nega quebra de acordo com índios, conforme noticiado

Nota de Esclarecimento

Tendo em vista matéria intitulada "Índios acusam governo e OAB de descumprir acordo e ameaçam nova ocupação" publicada na edição desta quinta-feira. 16, do Jornal O Estado do Maranhão cumpre esclarecer que:

A OAB/MA não descumpriu qualquer acordo no que diz respeito à entrega do áudio da reunião realizada no dia 9 de julho em sua sede, no Calhau, da qual participaram, além de membros da Seccional Maranhense, lideranças indígenas, representantes do governo, do Ministério Público Federal e deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

O áudio encontra-se com a equipe técnica da Seccional para localização das falas do líder indígena Uirauchene Alves, conforme solicitado por ele durante a reunião do dia 9 de julho, para gravação e posterior entrega. Ressalte-se que são cinco horas de gravação. Tão logo esse trabalho seja concluído o mesmo será disponibilizado.

Vale ressaltar que, em nenhum momento, desde a data da reunião ocorrida na OAB/MA para mediação de acordo entre índios e governo, as lideranças indígenas voltaram a fazer contato com a diretoria para tratar do referido áudio.

Assim, fomos surpreendidos com a informação segundo a qual a OAB/MA teria descumprido acordo firmado com os índios e que por esta razão os mesmos estariam dispostos a retomar a ocupação da Assembléia Legislativa do Maranhão, uma vez que a providência para atendimento da solicitação do líder indígena está em curso por esta Seccional.

São Luís, 16 de julho de 2015

 

Mário Macieira

Presidente

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.