21 Julho - 2015

OAB/MA se reúne com servidores da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho

Pauta principal da reunião esteve em torno do movimento grevista dos servidores e seus efeitos no atendimento de cidadãos e aos advogados, principal ponto de atenção da OAB/MA.

Membros da OAB/MA se reuniram, nesta segunda-feira (20), com servidores da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região (TRT-MA), adeptos do movimento grevista realizado pela categoria.

Na oportunidade, estiveram presentes, pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU do Maranhão, os servidores Acrísio Mota, da Justiça Federal, e Vânia Moreno e Adriana Lima, do quadro efetivo do TRT. Os servidores foram recebidos pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, e pelos conselheiros Geomilson Lima, Pedro Duailibe e Fabiano Lopes.

A pauta principal da reunião esteve em torno do movimento paredista e seus efeitos junto aos cidadãos e advogados, principal ponto de atenção da OAB. Com pelo menos 900 servidores maranhenses em greve por recomposição salarial, estão suspensas as audiências, os prazos processuais e atendimentos, com exceção dos casos emergenciais.

Segundo o presidente da OAB/MA, devido à natureza alimentar das causas trabalhistas e previdenciárias, há grande preocupação da seccional maranhense da Ordem para que seja garantido o direito dos reclamantes junto ao judiciário. “A OAB/MA reconhece a legitimidade das reivindicações e espera que elas sejam atendidas rapidamente, a fim de que os serviços do judiciário federal sejam normalizados e os advogados e jurisdicionados voltem a ter assegurado seu direito fundamental do acesso à justiça”, comentou Mário Macieira.

Vale frisar que os servidores do judiciário reivindicam a aprovação e sanção dos projetos de lei 25/2015 e 28/2015, que abordam temas como criação de cargos, reajustes remuneratórios, destinação de cargos de confiança, dotação orçamentária e outros tópicos.