10 Agosto - 2015

Seccional Maranhense lança Mais Mulheres na OAB

Movimento, que reuniu grande número de advogadas, visa incentivar a participação política da mulher

A OAB/MA lançou nesta quinta-feira (6) o movimento Mais Mulheres na OAB, que visa incentivar a participação política das advogadas. O evento reuniu um grande número de mulheres no plenário da Seccional Maranhense. O Mais Mulheres na OAB segue as diretrizes da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal e foi coordenada no Maranhão pela Comissão da Mulher e da Advogada com apoio das conselheiras seccionais e da conselheira federal, Valéria Lauande.

O evento foi aberto pela presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Lígia Santana, que fez questão de destacar a importância da iniciativa como forma de estimular a participação feminina nas instâncias da Ordem. Ela também lembrou que foi na atual gestão que a Comissão da Mulher foi resgatada. “É um resgate da importância que a mulher tem como advogada, como profissional, como mãe, e ela (a mulher) não pode estar de fora de todo esse processo político em que nós vivemos”, destacou.

De acordo com Lígia Santana, com base no Provimento 161/2014, as chapas das eleições deste ano para a OAB deverão apresentar um percentual mínimo de 30% de mulheres na composição das chapas sob pena de serem indeferidas. Segundo ela, a OAB nada mais faz do que se adequar a esse novo momento com a crescente presença da mulher em várias instâncias de Poder.

Na sequência foi a vez de o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, saudar as mulheres presentes e ressaltar a importância da iniciativa. "O evento está um sucesso, cheio de advogadas, mostrando que as advogadas do Maranhão estão realmente desejando participar da vida da OAB, das decisões,  terem representação adequada nas instâncias de decisão da OAB. E o evento é uma campanha nacional que visa justamente melhorar a questão da representatividade das mulheres na OAB”, disse.

A conselheira federal pelo Maranhão, Valéria Lauande, falou em seguida e disse que o tempo é para quebrar paradigmas ao se referir ao fato de a mulher ainda ter uma presença tímida no cenário político. “Precisamos de uma presença mais ativa da mulher e esse movimento visa exatamente incentivar essa participação”, disse. Atualmente, segundo ela, as mulheres representam 47% do total de advogados inscritos no Maranhão, percentual considerado bastante significativo.

Presente ao evento, a conselheira seccional, Ananda Farias, disse que “a participação das mulheres é essencial para concretizar a igualdade de gênero na sociedade”, afirmou. A vice-presidente da Comissão de Jovem Advogado, Karliane Minely, considerou excelente a iniciativa da OAB Nacional e da Seccional Maranhão ao promover o evento que visa incentivar a participação de mais mulheres na Ordem. “Esperamos que mais mulheres compareçam, se engajem e lutem esta luta que é nossa”, conclamou.

Foto: Handson Chagas