12 Agosto - 2015

Solenidade de compromisso marca Dia do Advogado

Participaram da cerimônia mais de 300 novos aprovados no último Exame de Ordem

Na manhã desta terça-feira (11), 306 novos advogados firmaram compromisso em solenidade organizada pela OAB/MA no Pestana São Luís Resort Hotel, no Calhau. O ato coincidiu com o Dia do Advogado, celebrado em 11 de Agosto.

A cerimônia teve início com a palavra do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, que deu as boas-vindas aos compromissandos, autoridades locais presentes e a representantes da OAB/MA e de instituições de ensino de São Luís.

Compuseram também a mesa da solenidade o vice-presidente da entidade, Carlos Augusto Macedo Couto; o secretário geral da Ordem no Maranhão, Ulisses César Martins Sousa; o secretário geral-adjunto, Everton Pacheco Silva; o tesoureiro da instituição, Marco Antonio Coelho Lara; a conselheira federal da OAB pelo Maranhão, Valéria Lauande; o conselheiro federal, Daniel Blume; o conselheiro seccional e diretor geral da Escola Superior de Advocacia, Fabiano Lopes; a conselheira seccional e presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, Ananda Farias; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Thalys Hermes; o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Roberto Cavalcante; e o presidente da Comissão de Cultura, Eventos e Comunicação Estratégica, Kaká Dominice.

A leitura do juramento, feita pelos mais de trezentos compromissandos, foi comandada por Andréa Teles. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Oradora oficial na ocasião, a nova causídica Tarlandia Ferreira Lima, falou sobre o amor ao exercício advocatício. "Como falar em advocacia e OAB sem falar em justiça, democracia, liberdade e paixão? Paixão, senhoras e senhores, uma palavra forte, mas que reflete nada mais, nada menos do que nosso dia a dia, pois, somente com o fervor deste sentimento, é possível se entregar de corpo e alma a essa espinhosa porém gratificante  missão", alertou.

Já a conselheira federal Valéria Lauande, em seu discurso, falou dos desafios profissionais e dos obstáculos a serem vencidos. “Os que aqui hoje estão ingressando nos quadros da OAB do Maranhão demonstraram que são vencedores por terem logrado êxito no Exame da Ordem, que significa a prova de aptidão e proficiência para o início dessa jornada nova e desafiadora que é a advocacia”.

Em fechamento à programação, o presidente Mário Macieira citou versos de “10 manda mentos do advogado”, do jurista uruguaio Eduardo Couture. “ ‘Ame sua profissão. Procure considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que seu filho lhe pedir conselho sobre o futuro, considere uma honra aconselhá-lo a ser advogado’ ”, concluiu.

Fotos: Handson Chagas