18 Outubro - 2019

Thiago Diaz é eleito para presidir o Conselhão de Classes do Maranhão para o biênio 2020/2021

Em reunião realizada na tarde de ontem, 17/10, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, foi escolhido para presidir durante o biênio 2020/2021 o Conselhão, formado por representantes de 14 entidades de classe que uniram forças contra a Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, do Governo Federal, que, se aprovada e sancionada, poderá enfraquecer ou até mesmo levar a extinção desses conselhos.

Em seu discurso, já como presidente do Conselhão, Thiago Diaz destacou a satisfação de presidir a entidade bem como a linha de atuação. “É uma honra ser escolhido como primeiro presidente dessa tão importante e representativa entidade de classe. Serei, não presidente, mas porta voz de cada um dos senhores e das senhoras nas demandas e nas temáticas, nos assuntos importantes, na defesa das profissões regulamentadas e na defesa da sociedade, naquilo em que todos nós comungarmos em pensamento e atitudes”, afirmou.

Os conselhos de classe têm um importante papel na sociedade e só no Maranhão arregimentam quase 100 mil participantes. “Essas entidades não têm a função meramente de proteção ao profissional e ao exercício legal da profissão, mas protegem a sociedade da atuação de maus profissionais e são instâncias de mediação entre a sociedade civil e o poder público. Por isso, nosso trabalho é, sobretudo, de defesa dos interesses da sociedade maranhense”, asseverou Thiago Diaz.

Na mesma reunião, foram escolhidos como 1° vice-presidente, Samuel Melo Júnior, presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-MA); para 2º vice-presidente Marcelo Machado Rodrigues, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MA), e para 3º vice-presidente Luiz Augusto, presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA)

Foram escolhidos ainda como secretários do Conselhão o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 20ª Região (CRECI-MA), Francisco de Assis Cordeiro eleito como Secretário Geral; e o presidente da Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), Wilton José Patrício,  o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Berilo Macedo e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, João Conrado, como secretários adjuntos.

Na oportunidade, houve a apresentação da marca do Conselhão, desenvolvida pela agência de marketing da OAB e que foi aprovada por todos. Ficou acertado o desenvolvimento de uma campanha de marketing para as mídias digitais e outdoor a ser veiculado ao longo do mês em São Luís.

Em setembro deste ano, a OAB Maranhão, preocupada com o teor e os riscos que a PEC 108 poderia trazer para a sociedade, criou a Comissão de Estudos para Implantação do Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões, presidida pela Secretária Geral da OAB/MA, Ananda Farias, tendo como Vice-presidente o advogado Rômulo Chagas, ex-Presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB, que fizeram um levantamento e também uma busca por um modelo de regimento para o “Conselhão” do Maranhão, bem como ficaram responsáveis pela reunião das entidades de classes afetadas pela PEC.

Para a Presidente da Comissão, Ananda Farias, “O intuito principal é juntar força para ajudar a sociedade neste momento de instabilidade que estamos vivendo. Com a escolha da diretoria, que será presidida pelo presidente Thiago Diaz, esperamos conquistar nosso objetivo que é assegurar o direito de mais de cem mil profissionais que estão ligados aos conselhos de classe aqui presentes”, destacou.

Na próxima segunda-feira, 21 de outubro, será realizada uma solenidade oficial para instalação do Conselhão no Maranhão, momento em que será empossada a sua primeira diretoria. O evento está marcado para as 09, no plenário da OAB Maranhão e contará com a presença de senadores, deputados federais, deputados estaduais, membros do executivo e do judiciário além de outras entidades e órgãos que defendem a sociedade civil organizada.

Participaram da reunião além dos representantes da OAB Maranhão, Thiago Diaz, Ananda Farias e Rômulo Chagas, os representantes do CRECI-MA, Francisco de Assis Cordeiro e Ismael Veras, representantes do CRA-MA, Maria de Nazaré Aragão e José Samuel Melo Júnior; representantes do COREN-MA, Kathleen Gadelha Marques e Adriana Carvalho; os representantes do CAU-MA, José Raimundo Oliveira Júnior e Marcelo Machado Rodrigues; representante do CRC-MA, Bruno Oliveira; do CRP-MA, Josman R. de Sousa Júnior; do CREA, Berilo Macedo e do CORECON, Luiz Augusto.