13 Maio - 2022

ADVOCACIA MARANHENSE É HOMENAGEADA PELA ALEMA NOS 90 ANOS DA OAB MARANHÃO

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou Sessão Solene em homenagem aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. O presidente da ALEMA, Othelino Neto, recebeu o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, a Diretoria, o Conselho Seccional, com a presença de conselheiros Estaduais e Federais, presidentes de Comissões, de Subseções e da CAAMA.

Kaio Saraiva em seu discurso, no plenário da ALEMA, Deputado Nagib Haickel, agradeceu o reconhecimento da Assembleia e falou da importância do trabalho de homens e mulheres ao longo dos 90 anos da OAB/MA. “É uma instituição forte porque têm advogadas e advogados firmes e de coragem que, ao longo da história, enfrentaram vários desafios e se posicionaram fortemente conquistando espaços”, afirmou.

A fala do presidente da ALEMA, deputado Othelino Neto, enfatizou “o que estamos fazendo aqui, por meio desta casa, é o reconhecimento pela sociedade maranhense de cada advogada e advogada atuante nesse estado”, afirmou. Ele ressaltou também a importância da manutenção do diálogo institucional que a gestão de Kaio Saraiva vem mantendo. “Uma frente tão bem aberta pela gestão de Thiago Diaz”, relembrou o presidente.

A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, advogada com trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa do Maranhão, destacou a importância das ações desenvolvidas pelas OAB/MA tanto para o profissional como para a sociedade. “Foi aqui que encontrei propósito e a valorização das mulheres para as tomadas de decisões e juntos, homens e mulheres, seguiremos construindo um caminho de igualdade”, afirmou.

O requerimento da Sessão Solene, que marcou os 90 anos da OAB/MA, partiu da deputada estadual, Socorro Waquim. Ela falou sobre “a importância do advogado e da advogada para a garantia dos direitos constitucional de cada cidadão”. Os deputados Wellington do Curso e Neto Evangelista, ambos advogados, destacaram que o exercício da advocacia é essencial para a manutenção da Democracia.

Representantes da diretoria da OAB/MA, do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA, da Escola Superior de Advocacia, do Conselho Federal, do Conselho Seccional, e de presidentes de Comissões e da diretoria da CAAMA prestigiaram a solenidade.

“É um momento especial para a advocacia que só engradece o trabalho da OAB/MA e de todos que atuam na construção e manutenção dessa história”, afirmou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Ivaldo Praddo.

A sessão também foi prestigiada pelo desembargador Ricardo Duailibe, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão, advogado e oriundo da advocacia por meio da votação do 5º Constitucional, pelo Procurador da Assembleia, Tarcísio Araújo, que falou sobre a luta da OAB/MA ao longo de 90 anos. “É uma história consolidada e reconhecida pelo povo maranhense”, finalizou.