18 Fevereiro - 2022

ADVOGADO MARANHENSE, GUSTAVO AMORIM, É NOMEADO DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRF1 EM VAGA DESTINADA À ADVOCACIA

O advogado maranhense Gustavo Amorim, que havia figurado como segundo mais votado na lista sêxtupla do Conselho Federal da OAB - com 24 votos, e em primeiro na lista tríplice do TRF1 - com 23 votos, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, na tarde de hoje, 18 de fevereiro, para o cargo de Desembargador Federal, do TRF1, em vaga destinada à advocacia.

Esta é a primeira vez que um advogado com inscrição na OAB-MA ocupará a vaga destinada à advocacia no quinto constitucional do TRF da Primeira Região, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Amorim era militante há mais de 10 anos e presidiu a Comissão de Direito Sindical da OAB Maranhão, durante os anos de 2019 a 2021, tendo afirmado sempre durante o processo de escolha o seu compromisso com as bandeiras da advocacia, especialmente o respeito às prerrogativas e aos honorários das advogadas e advogados.

A vaga a ser ocupada por Amorim é decorrente da nomeação do Desembargador Kássio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal, em outubro do ano passado.

Perfil
Luís Gustavo Soares Amorim, que é natural de São Luís-MA, advogado com especialidade em Direito Público e pós-graduado em Poder Judiciário e Atividade Meio, será o Desembargador Federal mais novo do país, aos 37 anos.

O novo magistrado é casado com Rafaela Sarney e pai de Luísa. Além disso, é filho de Leomar Amorim, que foi Desembargador Federal do TRF1, de 2004 a 2014, e da promotora de justiça do MP/MA, Graça Soares Amorim. Tem ainda como irmãos Guilherme (juiz de direito do TJMA), Gabriel e Geovanne (advogados).
Reynaldo Soares da Fonseca, Ministro do Superior Tribunal (STJ), é tio do novo Desembargador Federal.