12 Agosto - 2021

AGOSTO DOURADO: COMISSÕES DA OAB/MA LEVAM INFORMAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO ÀS GESTANTES E LACTANTES DA MATERNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DO ESTADO

Contribuindo com a programação da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), a OAB Maranhão, por meio das Comissões da Mulher e da Advogada, das Famílias, da Jovem Advocacia e da Igualdade Racial, participou, na última terça-feira, 10/08, de uma roda de conversa para intensificar a bandeira do aleitamento materno, bem como para abordar os direitos das gestantes e lactantes.

Na oportunidade, foi feita a distribuição da cartilha da CMA, kits de higiene e fraldas descartáveis para as mães que estão com bebês internados na Maternidade e também para as gestantes que participaram desta roda de conversa. 

Essa parceria entre a Ordem Maranhense e a MAC surgiu no mês de março de 2021, quando as Comissões se reuniram para transmitir conhecimento e informação a respeito dos direitos das mulheres grávidas e lactantes, levando a valorização do seu ser nesse momento sensível pelo qual passam. E, agora, a OAB vem para contribuir com o Agosto Dourado.

“Nossa ideia principal foi trazer informação a respeito desses direitos, mas, também, trazer amor, por meio do nosso gesto, acolhimento. Esse é o nosso papel constitucional, enquanto advogadas, e social, enquanto seres humanos. No Agosto Dourado, trazemos a importância do aleitamento materno, pois a doação do leite é doar vida, doar amor”, explicou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Tatiana Costa.

Para falar sobre a situação do aleitamento de mulheres negras, que precisa ser estudada por um olhar mais cuidadoso, a presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, Caroline Caetano, discursou sobre o assunto, explicando como o racismo estrutural afeta esse cenário.

“Mulheres negras têm mais filhos, menos condições financeiras e precisam trabalhar, por conta disso, desmamam seus filhos mais cedo. Essas crianças passam por situação de desnutrição e acabam falecendo. No Brasil, a situação é ainda pior, pois não temos esses dados. As amarras da escravidão afastam, descriminam. E o agosto dourado vem para sensibilizar, trazer a discussão. Por isso a importância de dar visibilidade para a mulher negra”, enfatizou Caroline Caetano.

O Diretor Administrativo da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Leonardo Lopes, agradeceu pelas informações levadas pela OAB. “Em nome da Maternidade, nós nos sentimos muito agraciados pela participação da OAB em nossas atividades do Agosto Dourado em prol dos direitos das gestantes e lactantes. É sempre contar com parceiros para levar esclarecimento a essas mães”, afirmou Lopes.

A relevância da ação foi confirmada por uma das mães presentes no evento. “É muito importante receber informações de qualidade trazidas por pessoas capacitadas, que com certeza vão contribuir muito para a nossa vida”, pontuou Priscila Abitibol.

Na ocasião, as integrantes da OAB também aproveitaram para falar sobre os tipos de violência contra à mulher e as formas de combate à essa prática, como parte do Agosto Lilás, que promove ações de combate à violência contra a mulher.

Ao fim da conversa, foram entregues kits de higiene pessoal para as mães, contendo sabonete, pasta, escova de dentes, shampoo, desodorante, absorventes e, para os bebês, um pacote de fraldas.

Saiba Mais

Com o tema “Proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos”, a campanha Agosto Dourado busca incentivar a amamentação e os benefícios do aleitamento materno para os bebês.  Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, as atividades voltadas ao Agosto Dourado iniciaram no dia 3 de agosto, incluindo Oficina de Manejo em Aleitamento Materno nos setores da maternidade, Rodas de Conversa sobre Aleitamento Materno - vantagens do aleitamento, Dia D de doação de aleitamento materno para os bebês que estão na UTI, que está com os 30 leitos ocupados, e Mamaço na Unidade.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.