24 Maio - 2022

CEJA REALIZA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA E DISCUTE PAUTAS IMPORTANTES PARA A JOVEM ADVOCACIA MARANHENSE

Na última sexta-feira, 20 de maio, o Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), da OAB/MA, realizou a sua primeira sessão ordinária do triênio, que teve como objetivo debater pautas em prol da advocacia jovem maranhense.

Na pauta, estiveram diversos tópicos que visam dar suporte e fortalecer as advogadas e advogados jovens em todo o estado, como a realização da Sessão Extraordinária Compartilhada Itinerante, que ocorrerá em Timon no próximo mês.

Durante a sessão, a Conselheira e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a advogada Macela Proença, solicitou a aprovação do Plano Estadual que visa à valorização da advogada e do advogado com deficiência, que existe desde 2017. Ficou definido que ele será apresentado ao Conselho Seccional para votação.

Na tentativa de solucionar problemas referentes à inadimplência dos jovens advogados, a secretária-geral, Sarah Morais, defendeu que os descontos oferecidos à Jovem Advocacia não devem ter um prazo pré-definido, sugerindo a alteração da resolução atual. A pauta foi submetida à votação e será levada à apreciação do Conselho Seccional.

A Conselheira Magda Patrícia solicitou a realização de um curso voltado para a Prática em Audiência, que foi acatado e será organizado em parceria com a Comissão da Jovem Advocacia.

O Conselheiro Frederico Duailibe aproveitou a oportunidade e apresentou um problema recorrente que vem ocorrendo no atendimento da mulher idosa na Casa da Mulher Brasileira e pediu apoio do CEJA para levar a situação para as comissões específicas da Casa.

O presidente do CEJA, Arnon Coelho, também considerou sobre a necessidade de promover um Workshop em parceria com a Comissão de Direito das Famílias com o tema “A importância do Detetive Particular na produção de provas nos casos de Direito de Família” e avaliou a primeira sessão ordinária do Conselho de forma positiva.

“Essa primeira sessão foi satisfatória, onde foram apresentadas as propostas, o que reafirmou o compromisso do Conselho em trazer benefícios para a Jovem Advocacia, lutando sempre pela qualificação e valorização das advogadas e advogados do estado do Maranhão”, destacou Arnon.