05 Abril - 2022

CELEBRANDO A TRADIÇÃO E MODERNIDADE, OAB/MA REALIZA A ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DE 90 ANOS DA SECCIONAL

A OAB Maranhão em festa! Nesta segunda-feira, 4 de abril, a Seccional Maranhense chegou aos seus 90 anos. E para celebrar a data, a sede da Ordem recebeu dezenas de advogadas e advogados que prestigiaram a abertura da programação comemorativa. Na oportunidade, estiveram presentes seis presidentes vitalícios, além de diversas conselheiras, conselheiros, presidentes de comissões, subseções e representantes de instituições do Maranhão.

Ao longo do evento, foi apresentada a campanha dos 90 anos da OAB/MA, que traz como tema “Da tradição à modernidade em uma história construída por muitas mãos em prol da advocacia e da sociedade”. A campanha reflete o que a OAB/MA se transformou durante os anos: uma instituição tradicional e moderna com a diversidade e regionalidade maranhense.

O momento também marcou um grande encontro de algumas gerações de presidentes vitalícios da Ordem, são eles: José Antônio Almeida, Carlos Sebastião Silva Nina, Mário Andrade Macieira, Raimundo Ferreira Marques, José Carlos Sousa Silva e Thiago Diaz.

Os avanços da Ordem ao longo dos anos foi um dos grandes destaques da abertura. Em seu discurso, o presidente Kaio Saraiva pontuou alguns deles, como a democratização da instituição, a participação coletiva da advocacia, assim como o diálogo intenso com a classe. Saraiva anunciou ainda os próximos passos da gestão para dar continuidade ao legado.

“Hoje, realizamos um ato extremamente simbólico para consolidar a tradição e o respeito da OAB Maranhão. Uma história construída por muitas mãos. E assim seguimos com o projeto de preservar as conquistas e avançar cada vez mais, abraçando a jovem advocacia, entregando escritórios compartilhados, capacitação e pós-graduações em todo o estado”, explicou Saraiva.

O presidente enfatizou ainda a força da OAB Maranhão no interior, “refletida nas 17 Subseções que trazem a bravura da nossa advocacia e defendem, com todas as forças, o exercício livre e altivo da classe em todo o estado”, acrescentou.

Também presente na solenidade, o presidente vitalício da Seccional, José Carlos Silva, realizou um discurso emocionante em defesa da advocacia maranhense. “Eu estou muito feliz por estar aqui nesse momento tão marcante para a história da OAB Maranhão. A advocacia sempre defendeu a vida humana, assim como os direitos individuais e coletivos. Por isso, precisamos comemorar essa data”, expressou.

Ao som do hino nacional, executado pela banda da polícia militar do Maranhão, o dia contou ainda com hasteamento das bandeiras da OAB/MA, do estado do Maranhão e do Brasil.

Estiveram presentes no evento, presidente vitalícios da Seccional, diretorias da OAB/MA, CAAMA, ESA/MA, TED/MA, além de representantes de comissões, subseções, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), FIEMA, Ministério Público e Procuradoria Geral da Justiça.