17 Março - 2022

COLÉGIO DE PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES DA OAB MARANHÃO DEBATE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ADVOCACIA

A tarde da última quarta-feira, 16/03, foi marcada pelo Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Maranhão. A reunião foi realizada de forma online e contou com a presença do presidente da Seccional, Kaio Saraiva, da diretoria da CAAMA e dos 17 representantes das subseções do estado. O evento teve como objetivo destacar as principais demandas dos líderes e dialogar sobre metas e projetos que beneficiem a classe advocatícia.

A discussão trouxe pautas ligadas à atualização sobre o cenário das Varas de Trabalho, apresentação dos gestores da Escola Superior de Advocacia, processo de inscrição e prestação de contas.

Sobre as Varas, o presidente da Ordem, Kaio Saraiva, explorou o debate sobre a situação referente à remoção das Varas Trabalhistas de Açailândia, Pedreiras e Timon. "Solicitamos ao Presidente do TST que ele analise, de forma antecipada, a suspensão dos efeitos da resolução. Ele nos garantiu que fará de tudo para retirar o processo de pauta”, destacou.

ESA
Questões sobre troca de gestores e reformas administrativas também foram apresentadas na reunião. O Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia, Antônio Gaspar, aproveitou o momento para apresentar as metas da gestão. “Agora, é um outro momento. Devemos retomar os cursos de forma presencial. Nessa perspectiva, fizemos nosso primeiro piloto. O objetivo do projeto é tornar as subseções focos ejetores de conhecimento para todo estado do Maranhão”, ressaltou o diretor.

Ao longo do Colégio, o presidente abriu espaço para discutir sobre as demais solicitações dos representantes. O vice-presidente da Subseção Caxias, Erinaldo Ferreira, se manifestou durante o momento para apresentar problemáticas que pairam sobre a classe de profissionais. “Muitos colegas não sabem o que é prerrogativa. Seria interessante disparar, de forma pedagógica, o que é uma prerrogativa e o trabalho da Comissão responsável por este assunto”, frisou Ferreira.

Processo de Inscrição

O presidente da subseção Imperatriz, Bruno Guilherme, apontou ruídos durante o processo de documentação e inscrição. O debate se baseou na sugestão de alternativas para facilitar o processo, o presidente da Seccional, Kaio Saraiva acatou o pedido para fazer os devidos alinhamentos entre as subseções e as comissões.

Prestação de Contas
Discutindo sobre o cenário econômico da classe, o presidente da CAAMA, Ivaldo Prado, se manifestou sobre a situação financeira da gestão e os respectivos custos.

“A gente tem passado por um trabalho árduo, hoje, procuramos trabalhar sem fazer investimentos. Estamos sempre buscando uma alternativa para atender a todos”.

A Diretoria da Ordem ouviu os pleitos atentamente e registrou todos.