27 Setembro - 2021

COMEÇOU: PÓS-GRADUAÇÃO EM ADVOCACIA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA É INAUGURADA COM AULA MAGNA DA PROFESSORA CAROLINA TUPINAMBÁ

Marcando a abertura das atividades da Pós-Graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária, a ESA/MA e a OAB/PI realizaram, na noite da última sexta-feira, 24/09, a cerimônia de abertura e a aula Magna da Pós, transmitida pela plataforma Zoom e YouTube.

Durante o evento, os membros da Ordem Maranhense e Piauiense destacaram o caráter prático que a Pós-Graduação exercerá, a fim de levar atualizações que impactam o dia a dia da advocacia e o seu mister, melhorando sua atuação no mercado de trabalho e fazendo com que a Classe seja mais respeitada, capacitada e valorizada. Além disso, a parceria das duas Seccionais foi mais uma vez comemorada por todos.

“Começo minha fala cumprimentando e parabenizando a nossa Escola Superior da Advocacia. A ESA tem conseguido democratizar a capacitação por meio de Pós-Graduações voltadas a toda a Classe do Maranhão, em cada Comarca, em cada cidade desse estado. Gostaria de agradecer, também, a parceria da OAB Piauí para a concretização desse projeto”, discursou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Confirmando o papel de importância que a Escola Superior da Advocacia exerce no Maranhão, o Diretor-Tesoureiro da Casa, Kaio Saraiva, também enfatizou o papel da ESA em capacitar cada advogada e advogado e agradeceu à disponibilidade da professora Carolina Tupinambá para ministrar a aula magna.

“Esse era um sonho de anos que foi desenvolvido com muito trabalho em parceria com a OAB Piauí. Aproveitem as Pós-Graduações e que venham mais projetos como esse, pois o papel central da ESA é especializar cada advogada e advogado na prática da advocacia. Hoje, a professora Carolina Tupinambá iniciará essa Pós com muita competência e louvor”, pontuou Saraiva.

Além das advogadas e advogados inscritos na pós-graduação, a abertura das aulas foi prestigiada por diversos professores e presidentes de Comissões, que tiveram suas presenças sinalizadas pelo professor Marcelo Carvalho.

Uma das professoras presentes foi a advogada e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção de Balsas, Lígia Drumm, que destacou o aspecto prático que a pós-graduação exercerá. “Hoje, não precisamos buscar qualificação em outra instituição, pois a nossa Casa está nos oferecendo. Aproveitem! Nós construiremos uma pós-graduação totalmente voltada à prática da advocacia. Será muito gratificante participar e colaborar com vocês”, afirmou Drumm.

Sandra Macedo, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista, também expressou a satisfação em participar como professora da Pós e desejou boas-vindas às alunas e alunos. “É sempre uma alegria ver as advogadas e advogados se qualificando com a ESA Maranhão. Estarei com vocês nessa jornada e afirmo, com toda certeza, que será de muito êxito”, comemorou a advogada.

Para Aurélio Lobão, Diretor-Geral da ESA Piauí, as duas Escolas estão fazendo uma verdadeira difusão do conhecimento jurídico na formação acadêmica e profissional da advocacia. “Gostaria de saudar todas as alunas e alunos presentes nesta aula magna. Fico feliz de, ao lado da Escola Superior da Advocacia do Piauí, contribuir com a ESA Maranhão nesse projeto que, talvez, seja o maior projeto de difusão do conhecimento jurídico e da democratização do ensino”, pontuou Lobão, parabenizando a iniciativa da OAB e da ESA/MA.

Após a cerimônia de abertura, foi dado início à palestra “O futuro da advocacia no Direito do Trabalho”, ministrada pela professora Carolina Tupinambá. Antes de começar a palestra, a professora observou a atuação conjunta das duas Escolas em prol da capacitação. “É uma honra e alegria muito grande a realização desse encontro acadêmico com uma capilaridade ampla, desenvolta e, ao mesmo tempo, coesa e de união da advocacia por parte das duas Escolas”, afirmou.

Carolina Tupinambá é Advogada, Doutora em Direito Processual pela UERJ e em Direito do Trabalho e Seguridade pela USP. Carolina também é Professora da UERJ e UNIRIO.

Confira a cerimônia e a aula magna completa através do link: https://www.youtube.com/watch?v=9r1bdpSFGDg

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.