04 Junho - 2021

COMISSÕES DA OAB/MA LEVAM CUIDADO, ACOLHIMENTO E INFORMAÇÃO DURANTE ENTREGA DOS KITS DE ENXOVAL E HIGIENE ÀS MÃES DA MATERNIDADE MARLY SARNEY

As mais novas mães que estão fazendo puerpério na maternidade Marly Sarney tiveram uma segunda-feira diferente no último 31/05. É que as representantes da Comissão da Mulher e da Advogada e da Comissão de Direito das Famílias da OAB Maranhão realizaram a entrega de 77 kits de enxoval a todas elas.

Os kits são fruto das doações arrecadadas na campanha "Mãe é flor e com ela tudo floresce", ocorrida durante todo o mês de maio na Seccional Maranhense, e promovida pelas duas Comissões. Além dos kits, contendo fraldas descartáveis, roupas de bebê, sabonetes e outros produtos de higiene, as Comissões apresentaram a cartilha sobre saúde das gestantes e lactantes e realizaram ainda dinâmicas com as mamães presentes, a fim de levantar a autoestima, estimular o amor próprio e o sentimento de pertencimento.

“São mães que estão internadas, que acabaram de dar à luz a seus filhos e precisam de um acompanhamento intenso. Por isso, assim como as crianças, as mães também precisam desse acompanhamento mais cuidadoso. Agradecemos o apoio da Diretoria da OAB, que fez a doação das sacolas padronizadas, as ecobags. Fazemos um agradecimento, também, a todas as pessoas que fizeram as doações, contribuindo com esse momento. Nós chamamos não só a advocacia, mas toda a sociedade para contribuir e chegar a essas doações. Esse movimento só aconteceu pelo fato de unirmos forças. Nós unimos as comissões, unimos a advocacia e unimos a sociedade”, explicou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Tatiana Costa.

Ao longo da solenidade, a presidente da Comissão de Direito das Famílias, Alynna Silva de Almeida, enfatizou o objetivo da cartilha. “A ideia da OAB foi explicar, não só a questão do acolhimento, mas dos direitos que as mulheres têm. Estamos aqui para lembrá-las que vocês não estão esquecidas, não estão desamparadas. Vocês, mulheres, não estão sozinhas. A rede de vocês é muito grande”, acrescentou Alynna.

Para a assistente social da Maternidade, Nazaré Teixeira, a doação de produtos e materiais de higiene é importante. Entretanto, mais importante ainda foi a palavra de acolhimento deixada pelas representantes da OAB, tornando o momento ainda mais significativo. “A ação da OAB foi acolhedora. Essas mães estão fora de casa, muitas são oriundas do interior do estado, sem ninguém para ampará-las. Esse momento é um marco para elas. É um momento em que elas se sentem acolhidas, conhecem seus direitos. É gratificante”, pontuou Nazaré.

Foi esse sentimento que transbordou pelas palavras de Denise Coutinho, de 31 anos. Visivelmente agradecida pelo acolhimento prestado pela OAB Maranhão, a jovem, que deu à luz a uma menina há uma semana, expressou a felicidade gerada pela ação. “Não são apenas objetos ou produtos que vocês estão doando. A cada fralda dada, nós enxergamos o cuidado, o sentimento de importância prestado a nós. Agradeço, também, pela informação que vocês trouxeram, pois o que pode mudar a realidade de uma pessoa é o conhecimento. Obrigada pelo cuidado, pela empatia. Você se colocar no lugar do outro é necessário para sem empático. Isso é ter amor pelo próximo. Muito obrigada a todas”, expressou Denise, emocionada.

Hoje, a maternidade Marly Sarney está cuidando de 50 mães das mais diversas realidades e situações sociais, muitas delas não possuem renda para se manter. Por isso, além do valor material, a ação teve pautada a questão do amor envolvido em cada palavra e gesto. Ao todo, há 75 leitos, 30 de UTI Neonatal, 30 de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e 15 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

“Agradecemos a visita da OAB por trazer o apoio através do Direito. Isso é muito importante, pois, na maioria das vezes, essas mães não sabem quais são os direitos das mulheres no puerpério, no sentido de precisarem de apoio e incentivo para aleitamento materno, que contribui para a redução da mortalidade infantil. Nós somos muito gratos por essa oportunidade e acolhimento por parte desse grande órgão que é a OAB”, falou a Gerente de Enfermagem Geral, Patrícia Araújo.

O Diretor Administrativo da Maternidade, Leonardo Lopes, também fez um agradecimento às Comissões da Ordem. “Nós agradecemos muito pela presença de cada uma de vocês. Queremos dizer, também, que estamos de portas abertas para a OAB. Esse é um momento especial para a vida dessas mães, o momento do puerpério. Por isso fizemos questão dessa cerimônia para que tudo fosse público”, comentou.

Com a entrega desses kits, a Comissão da Mulher e da Advogada e a Comissão de Direito das Famílias encerram a programação do mês de maio. Além da atividade na maternidade, as Comissões realizaram uma live com a participação da Comissão de Direito à Saúde para a apresentação das cartilhas; visitaram a Secretaria de Estado da Saúde para divulgar a cartilha ao Maranhão inteiro e entrar com requerimento para pedir a vacinação das lactantes; as comissões promoveram, também, juntamente com a Comissão de Esportes, o Pedal da Mulher, que contou com a participação 76 mulheres e doação de alimentos.

Estiveram presentes na ação da maternidade: a diretoria da CMA, representada por sua presidente, Tatiana Costa; Milla Cristina de Oliveira, Secretária-Geral; Maria de Ribamar Fernandes, Secretária-Adjunta; e Raíssa Medeiros, Coordenadora. Representando a Maternidade Marly Sarney, estiveram: Leonardo Lopes, Diretor Administrativo da Maternidade; Patrícia Araújo, Gerente de Enfermagem Geral; Kátia Pereira, Supervisora da UTI Neonatal; e Marina Barroso, Supervisora das UCI’s.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.