29 Outubro - 2021

COMISSÕES DA OAB/MA PROMOVEM PALESTRAS SOBRE DIREITOS FUNDAMENTAIS E REALIZAM ENTREGAS DE KITS DE HIGIENE A PACIENTES ONCOLÓGICOS DO INSTITUTO ANTÔNIO BRUNO

Em mais uma atividade de cumprimento da sua responsabilidade social, a OAB Maranhão, através das Comissões da Mulher e da Advogada, de Direito das Famílias e de Promoção da Igualdade Racial, realizou uma ação no Instituto Antônio Bruno, que acolhe pacientes oncológicos e familiares.

Na oportunidade, ocorrida no dia 27/10, a Ordem promoveu palestras sobre direitos fundamentais, respondeu perguntas jurídicas e fez a entrega de 35 kits de higiene, contendo escovas de dentes, hidratantes e absorventes.

O Instituto Antônio Bruno oferece moradia temporária a pessoas com câncer. A casa de apoio conta com dormitórios, sala para atendimento psicológico, refeitório, brinquedoteca e espaço de jogos. Os hóspedes possuem ainda acesso ao lazer com computadores e por meio da música. O lugar é uma homenagem a Antônio Bruno, que faleceu em decorrência de um câncer no mediastino, há quase 11 anos.

“O Instituto possui uma história belíssima. O Bruno faleceu vítima do câncer e já abrigava essas pessoas. Os pais dele continuaram essa missão no Instituto. Hoje, eles abrigam pacientes oncológicos com toda excelência. Nesta ação, nós levamos 35 kits de higiene contendo escova de dentes, hidratante e aproveitamos a campanha sobre pobreza menstrual para entregar kits de absorvente. Nós também tiramos dúvidas dos pacientes sobre direitos básicos”, informou a advogada Raíssa Medeiros, integrante da Comissão da Mulher e da Advogada.

Medeiros explicou ainda que, no fim da atividade, os pacientes falaram que o mais importante não é receber as doações dos materiais entregues, mas sim a doação de tempo dedicado a eles, contribuindo com conhecimento e palavras.

Em breve, a Ordem fará uma nova visita ao Instituto. Dessa vez, o objetivo será promover assessoria jurídica para assim encaminhar as demandas dos pacientes aos órgãos competentes.

Representando a CMA, estiveram presentes, Raíssa Medeiros, Maria de Ribamar e Joertha Marques. Já a Comissão de Promoção da Igualdade Racial e a Comissão de Direito das Famílias foram representadas pelas advogadas Caroline Caetano e Suzane Maciel Gonçalves, respectivamente.