13 Junho - 2022

CONGRESSO BRASILEIRO DE SECRETARIADO EXECUTIVO E CHEFES DE GABINETE REUNIU DIVERSOS PROFISSIONAIS NA OAB/MA

Para um público diverso, inclusive para advogados e funcionários da OAB/MA, foi realizado no plenário da Ordem o Congresso Brasileiro de Secretariado Executivo e Chefes de Gabinete: Desafios do século XXI. O evento marcou o retorno do grande público aos eventos presenciais da Seccional Maranhense.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, lembrou da importância de atividades focadas na qualificação em busca dos melhores resultados na gestão e reafirmou “a OAB/MA apoia e está de portas abertas para essas atividades”.

Na mesa de abertura do CONBRAS 2020, o presidente Kaio Saraiva, a organização do Congresso, a administradora Kátia Albuquerque, o empreendedor Eric Teixeira, a diretora de Eventos da Escola Superior de Advocacia, Denise Soares Farias, e o Secretário de Turismo do Município, Saulo Santos, que registrou sobre a importância do retorno do turismo de eventos para a cidade após dois anos sem receber congressos nacionais. “Eventos como esses são muito bons para a cadeia do Turismo”, afirmou.

A curadora do CONBRAS 2020, Kátia Albuquerque, falou sobre a diversidade do Congresso que reuniu profissionais das mais diversas áreas: administração, jornalistas, advogados, secretários e secretárias, cerimonialistas, psicólogos entre outros. “O congresso trouxe uma abordagem comportamental, psicológica e espiritual para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, principalmente o digital”, afirmou a curadora, que agradeceu a parceria da OAB/MA e pela realização do evento também de maneira presencial.

O CONBRAS se destacou pela diversidade reunida por meio da experiência, pessoal e profissional de cada palestrante e proporcionou ao participante, diante de tantas novas tecnologias, análises e direcionamentos sobre a criação de novas carreiras, em tempos de gestão da atenção, inteligência emocional, relacional e espiritual. Um novo olhar, mas sobretudo com humor e leveza. Foi sobre o que tratou a palestra de abertura do Congresso com Raul Orofino, diretamente de Portugal.

Sobre as palestras
De um total de 13 palestras com cerca de 20 profissionais envolvidos, 09 foram do Maranhão, outros nacionais de Alagoas, Pernambuco, Roraima, Distrito Federal e Piauí, além dos 03 internacionais Portugal e Paraguai. A presença de gestores maranhenses com atuação em áreas desafiadoras como a da Saúde devido à pandemia foi abordada no painel “Gestão em Alta Voltagem”, com a participação dos Secretários de Saúde do Estado, Carlos Lula, e do Município, Joel Nunes.