10 Dezembro - 2021

EM HOMENAGEM HISTÓRICA, OAB/MA RENOVA CARTEIRA DE ADVOGADO AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOSÉ SARNEY

Em respeito e valorização à história do Ex-presidente da República, José Sarney, a OAB Maranhão realizou, nesta quinta-feira, 09/12, a Solenidade Especial de Compromisso para renovar a carteira de advogado do ex-governante que, atualmente, é o segundo advogado mais antigo da Ordem Maranhense. Na ocasião, foi devolvida a carteira de nº 279 da Seccional, entregue  pela primeira vez  ao presidente em 22 de fevereiro de 1959.

Sarney recebeu o documento das mãos do presidente atual da OAB/MA, Thiago Diaz, e do diretor-tesoureiro e presidente eleito da Ordem, Kaio Saraiva, no plenário da OAB.

“José Sarney é um grande defensor da democracia e do Estado Democrático de Direito. Enquanto maranhense, ludovicense e brasileiro, eu deixo meus agradecimentos pelo homem público que contribuiu com a nossa democracia e sociedade, convocando a Constituinte Cidadã com respeito aos direitos e garantias individuais e coletivos e aos direitos sociais”, expressou o presidente da Seccional, Thiago Diaz.

Em seu discurso, José Sarney agradeceu à homenagem da Ordem Maranhense, reforçando a importância da advocacia para a construção do Estado Democrático de Direito.

“Eu tive um cliente [a população brasileira] que me deu uma causa, que foi redemocratizar o Brasil. Agora, eu, que já estou descendo as escadas, mas sigo pronto para segurar no corrimão e defender as advogadas e advogados do Brasil”, declarou Sarney após receber sua nova carteira.

Sarney destacou ainda algumas ações que realizou como presidente da República e que contribuíram de forma significativa para o povo brasileiro. O ex-governante também agradeceu ao atual presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, e ao presidente eleito, Kaio Saraiva pela homenagem.

Para Kaio Saraiva, a homenagem a Sarney representa o perfil da atual gestão da Ordem de valorizar a importância daqueles que muito contribuíram para o desenvolvimento de toda a sociedade.

“Hoje, a história se repete. Quero, de forma muito especial, cumprimentar o presidente José Sarney. E dizer que, o que marcou o início dessa gestão foi a mudança dos rumos da advocacia maranhense e da OAB/MA. Nesta quinta-feira, temos a honra de encerrar essa gestão entregando a carteira daquele advogado responsável por convocar a Constituinte e nos entregar a  Constituição Cidadã e o Estado Democrático do nosso país”, expressou Saraiva.

A cerimônia contou com a participação de presidentes honorários vitalícios da Ordem, Conselheiros Seccionais, presidentes de Subseções e Comissões, advogadas e advogados maranhenses, além do decano da advocacia no estado, o advogado Valeriano Américo de Oliveira, que possui a carteira ativa mais antiga da OAB/MA.