19 Abril - 2012

Mário Macieira participa de entrega do Selo OAB qualidade aos cursos de Direito

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, participou nesta quinta-feira (19/04), no Conselho Federal, em Brasília, da solenidade de entrega do Selo OAB 2011, certificação aos cursos de Direito, avaliados pela entidade como os de melhor qualidade do País. Ao lado do presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, o presidente da Seccional do Maranhão entregou o certificado às seguintes instituições: Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e Universidade Federal do Maranhão, em São Luís e em Imperatriz, onde existem cursos de Direito.

O objetivo do selo de qualidade conferido pela OAB é cooperar para melhorar a qualidade do ensino jurídico no Brasil. “A formação educacional deve transcender ao desejo de oferecer uma boa técnica profissional. O foco deve estar na formação de verdadeiros cidadãos. Por isso a OAB leva tão a sério o desafio permanente de zelar pela qualidade do ensino aos cidadãos que vão fazer e administrar a Justiça em nosso país”, declarou o presidente da OAB, Ophir Cavalcante. Foram 89 cursos de Direito de universidades e faculdades brasileiras, em solenidade realizada no plenário da OAB.
O Selo OAB foi entregue pela primeira vez em 2001.

Do total de cursos brasileiros, 790 foram avaliados pela OAB depois de preencherem os pré-requisitos de participação em três Exames de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1), sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame. A Comissão Especial utilizou como instrumentos de avaliação a ponderação dos índices obtidos pelos bacharéis nos Exames de Ordem e o conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.