04 Junho - 2022

NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, tomou conhecimento na noite de ontem, 03/06, de uma denúncia de um possivel caso de racismo contra um advogado nas dependências da OAB Subseção Imperatriz. É com perplexidade que recebemos tal notícia tendo em vista, ser essa praticada contra um advogado dentro da Casa que defende e assegura direitos essenciais de todos e todas.

A OAB Maranhão e a OAB Subseção Imperatriz repudiam, veementemente, todo e qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional. A Seccional Maranhense da Ordem trabalha incansavelmente, inclusive junto a sociedade, na implementação de políticas públicas de inclusão e antirracista.

O crime de racismo, declarado inafiançável e imprescritível pelo Constituinte originário, deve ser repudiado e combatido por todos os cidadãos brasileiros, independentemente de suas convicções políticas e das correntes ideológicas que abracem. O delicado momento vivido por nossa jovem democracia exige de todos o empenho por manter a união do povo brasileiro em toda a sua diversidade, não apenas de raça, sexo e cor, mas também de origem.

Assim, OAB Maranhão, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, e a OAB Subseção Imperatriz se solidarizam com o advogado e asseguram que estarão empenhadas em tomar as medidas cabíveis caso venha a se comprovar o ocorrido.

Por fim, reiteramos que a OAB Maranhão não aceitará e nem permitirá nenhuma atitude racista ou de qualquer outra natureza discriminatória que venham a macular a sua imagem de defensora de direitos e garantias fundamentais.

São Luís (MA), 04 de junho de 2022.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão
Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Imperatriz