05 Maio - 2022

OAB MARANHÃO ENTREGA SALA DA ADVOCACIA PARA PROFISSIONAIS DA REGIÃO DE SANTA RITA

Nesta terça-feira, 03, a OAB Maranhão entregou a Sala da Advocacia “Raimundo Nonato Carvalho”, localizada no Fórum Casa da Justiça, na cidade de Santa Rita, que vai beneficiar toda a advocacia da região.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente Kaio Saraiva, o conselheiro seccional, Marinel Dutra, o diretor da Escola Superior de Advocacia, Antônio Gaspar, o Juiz Titular, Tadeu de Melo Alves, familiares do homenageado, além de advogadas e advogados da região.

A entrega da Sala é mais uma ação de fortalecimento e estruturação para o trabalho da advocacia maranhense na gestão de Kaio Saraiva.

O presidente Kaio Saraiva destacou a importância da nova estrutura que vai contribuir com o exercício profissional da classe. “Essa Sala certamente trará mais benefícios para a advocacia de toda a região. A nossa gestão está comprometida com as pautas essenciais para o exercício da advocacia, como viabilizar a estrutura necessária e a também estabelecer diálogos com as instituições e os envolvidos na prestação jurisdicional para melhor compreensão da competência de cada um para que, juntos, possamos enfrentar os desafios.

O Conselho Seccional da OAB/MA esteve representando pelo advogado e conselheiro, Marinel Dutra, que falou sobre o comprometimento da Ordem no projeto de interiorização da OAB/MA. “Sou testemunha de como a Seccional não tem medido esforços para a estruturação de salas que permitam o exercício digno da advocacia”.

O diretor da Escola Superior de Advocacia, Antônio Gaspar, falou sobre a importância da classe advocatícia encontrar lugares estruturados e dignos para trabalhar. “Um contexto que estimula e incentiva advogados e advogadas a seguirem diante de tantas outras dificuldades”.

O advogado José Tancredo, atuante na região, falou sobre a importância do acolhimento da Ordem e “que juntos, OAB e o Judiciário devem construir caminhos para que a Justiça chegue a todos e todas”, afirmou.

Outro advogado de Santa Rita, Erick Pinheiro Silva, ressaltou a importância da OAB/MA ter se antecipado em relação ao Processo Eletrônico, principalmente para o enfrentamento à pandemia. Foi ele que alertou sobre a dificuldade dos andamentos dos processos administrativos do INSS.

O juiz Tadeu de Melo Alves garantiu a manutenção de um diálogo claro, transparente e em prol dos jurisdicionados. “Buscamos excelência no atendimento, celeridade no andamento dos processos e construímos caminhos junto com a advocacia para que a Justiça chegue a todos e todas”, afirmou.

Sobre o advogado Raimundo Nonato Carvalho:
Ele teve aulas particulares com professores contratados por seu pai. No intuito de fazer diferente, resolveu tentar o exame de vestibular para o curso de Direito em São Luís, com o apoio do irmão mais velho. Passou em segundo lugar no vestibular de Direito da UFMA e foi para a cidade estudar. O fato de querer ajudar as pessoas a ir para a capital tentar a vida, os estudos e toda a humilhação e sofrimento que passou em casas ‘alheias’ o fizeram ser tão humano e acolhedor com as pessoas que iam morar na sua casa. Dr. Dico, como ficou conhecido, após trabalhar com causas e questões sociais da cidade de Santa Rita, amava ajudar o próximo, era louco pelos filhos, pelos netos e pela dor do próximo. Dr. Dico deixou o seu legado e ficou na história da cidade de Santa Rita.