19 Novembro - 2021

OAB MARANHÃO FAZ HISTÓRIA E SE TORNA A PRIMEIRA SECCIONAL DO BRASIL A REALIZAR ELEIÇÕES HÍBRIDAS (PRESENCIAL E ON-LINE)

A data 16 de novembro de 2021 marcou um novo ciclo da OAB Maranhão em direção à modernização do processo eleitoral. É que, neste ano, a festa da democracia das advogadas e advogados do estado ganhou mais facilidade e democratização, pois, pela primeira vez, a Ordem Maranhense realizou as Eleições em formato híbrido (presencial e on-line), tornando-se a primeira Seccional do Brasil a aplicar o formato.

O modelo adotado permitiu que cada advogada e advogado votasse pelo seu computador, acessando o site eleicoesoab2021ma.org.br de forma segura e auditável. Mas para quem preferiu votar presencialmente, a OAB disponibilizou cabines de votação na sede da Ordem e nas Subseções de todo o Estado.

À frente de todo o processo eleitoral, esteve a Comissão Eleitoral Provisória das Eleições 2021, integrada pelos advogados: Pedro Eduardo Ribeiro de Carvalho; Bianca Leal Alves Lemos; Gercilanne dos Santos Martins; Marcelo Henrique Verde Pontes Oliveira Cartágenes; Rodrigo Cesar Altenkirch Borba Pessoa e Taynah Rodrigues Brandão.

Os trabalhos no dia da votação foram iniciados com a divulgação da zerésima do processo, atestando que não havia nenhum voto registrado na plataforma. O documento foi apresentado pela Comissão Eleitoral Provisória das Eleições 2021 e pela Empresa Webvoto.

Logo após a apresentação da zerésima, foi dado início ao processo de votação, às 9h. O pleito seguiu tranquilamente com toda a organização e celeridade planejadas pela Comissão Eleitoral.

No formato presencial, cada uma das cabines contou com um presidente de mesa, dois mesários e um fiscal das chapas candidatas. Caso alguma advogada ou advogado apresentasse dificuldades em utilizar o site da votação, um dos mesários ficava à disposição para fornecer as orientações necessárias. Todas as informações foram fiscalizadas pelos representantes das chapas candidatas.

A advogada da área trabalhista, Gardênia Andrade, escolheu participar do pleito de modo presencial. Para ela, o modelo híbrido garantiu modernização, facilidade e eficiência. “As Eleições deste ano foram muito tranquilas por conta dessas duas formas disponibilizadas: on-line e presencial. Foi bem rápido, muito mais rápido quando comparado às eleições anteriores.  Era tudo que a gente precisava: votação rápida e eficiente”, expressou Andrade.

Essa rapidez na hora de votar beneficia especialmente as pessoas idosas, que costumam ter dificuldades para lidar com a tecnologia. No pleito de 2021 da OAB, todo o tempo foi otimizado, desde a chegada na cabine à votação e saída do local. Essas três etapas foram concluídas em menos de 5 minutos por pessoas do grupo prioritário (idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pais com bebês de colo).

“Primeiramente, é uma honra para a OAB Maranhão ser a primeira Seccional do Brasil a realizar as Eleições On-line. A Comissão Eleitoral, juntamente com toda equipe da OAB, está de parabéns pela condução, logística e organização dos trabalhos. Estava tudo muito bem organizado. Fiquei muito feliz pela senha prioritária para os idosos que tinham dificuldade de acesso. Todas as advogadas e advogados idosos não tiveram empecilhos na votação. Estive acompanhando o pleito durante todo o dia na sede da Ordem e vi que o auxílio prestado aos idosos respeitava a autonomia e independência de cada um deles”, afirmou a Conselheira Federal, Deborah Porto Cartágenes.

Além da OAB Maranhão, mais quatro Seccionais adotaram o modelo on-line, são elas: Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E como a Ordem Maranhense foi a primeira a realizar a votação, representantes da OAB do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul estiveram na OAB/MA no dia do pleito e acompanharam todo o processo.

“Sendo a primeira vez que nós vamos utilizar esse método on-line de votação e sendo a OAB/MA a primeira Seccional a fazer uso, nós viemos observar como está sendo feito. Fiquei encantada com a organização. Tudo deu certo aqui e esperamos que aconteça da mesma forma no Distrito Federal”, destacou Daniela Maroccolo Arcuri, membro da Comissão Eleitoral da OAB/DF.

A advogada Raquel Cândido, Conselheira Federal pelo Distrito Federal, também fez uma análise positiva da organização das Eleições de 2021 da Ordem Maranhense. Todos os detalhes observados por ela, principalmente no que diz respeito à segurança, privacidade e à dinâmica da equipe de tecnologia durante o processo, serão colocados no relatório que será encaminhado ao Conselho Federal.

“Estou aqui como observadora dessas eleições históricas. Acredito que a OAB do Maranhão está dando um show de democracia e organização. Estou muito feliz com tudo que vi até o momento. A OAB/MA está dando um destaque que faz jus ao momento histórico. Todo o capricho, zelo e segurança estão sendo feitos. Gostaria de parabenizar toda a advocacia maranhense por ser protagonista da nova era da modernidade”, explicou a Conselheira, destacando ainda a forma atenciosa com a qual as pessoas idosas foram recebidas.

No fim do dia, por volta das 18h30, a apuração dos votos foi feita sob responsabilidade da empresa The Perfect Link. Os resultados mostraram que a Chapa 4, encabeçada pelo candidato Kaio Saraiva, foi eleita. Kaio Saraiva recebeu 4.384 (44.10%) votos válidos contra 4,154 (41.79 %) do segundo colocado, Diego Sá. Em terceiro lugar, ficou o advogado Misael Rocha Júnior com 521 (5.49%) e, em quarto lugar, o advogado Gustavo Carvalho com 433 votos (4.56%).

Confira as chapas eleitas