19 Janeiro - 2022

OAB/MA, CAAMA E SEBRAE-MA DEBATEM SOBRE QUALIFICAÇÃO PARA A ADVOCACIA MARANHENSE

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) e do SEBRAE-MA estiveram reunidas, no último dia 18/01, debatendo projetos com o objetivo de fortalecer e qualificar a advocacia maranhense. As linhas de capacitação estão direcionadas para mercados específicos, como por exemplo, o agronegócio e o setor de portos.

Presentes na reunião, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, o Conselheiro Federal da OAB/MA, Daniel Blume, o presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo, a secretária-geral adjunta da CAAMA, Érica Cariolano, presidente da Comissão de Agronegócio da OAB/MA, Emerson Macedo, e Everardo Júnior, também integrante da Comissão de Agronegócio da OABMA.

A comitiva da Ordem foi recebida pela diretoria do SEBRAE-MA, Raimundo Coelho - Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Antônio Garcês - Chefe de gabinete do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e Mauro Borralho - Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão.

Cursos e orientações também foram pauta da reunião com o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão do trabalho desenvolvido pela advocacia, além de estimular o espírito empreendedor desses profissionais.

“A parceria com o Sebrae tem como objetivo criar mecanismos de apoio e permitir aos advogados e advogadas, principalmente à Jovem Advocacia, treinamentos em gestão de escritórios, marketing jurídico, estratégias e finanças, ou seja, tudo o que é necessário para começar a desenvolver o exercício profissional”, afirmou Kaio Saraiva.

Para o presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo, “a iniciativa incentiva e acolhe o jovem advogado com tantos desafios nesse início da carreira” disse.

Focar em setores específicos da advocacia também contempla o Planejamento Estratégico das instituições. O presidente da Comissão de Agronegócio da OAB/MA, Emerson Macedo, reforçou que o Direito relacionado ao agronegócio é uma área em franca ascensão no mundo e através desta iniciativa buscamos formar uma ampla quantidade de profissionais qualificados para atuar neste mercado”, afirmou.

A diretoria do SEBRAE/MA aprovou as sugestões e novas reuniões foram agendadas para fechar o Plano de Ação e firmarem o convênio. O presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), o empresário Raimundo Coelho, que preside também a Federação da Agricultura do Maranhão (Faema), disse que o olhar do crescimento deve estar direcionado também para o campo e que o ano será voltado para a recuperação e para a inovação, por isso é importante estar preparado para aproveitar as oportunidades no campo e na cidade. Todos temos que estar atento às ferramentas tecnológicas, às novas formas de comunicação e de negócios, além do profissional se preparar para o mercado que surge”, finalizou.