10 Junho - 2022

OAB/MA E CAAMA LANÇAM CAMPANHA EM PROL DA DOAÇÃO DE SANGUE EM PARCERIA COM O HEMOMAR

A OAB/MA, por meio da Comissão de Direito à Saúde, e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) lançam a campanha Junho Vermelho, mês dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue.

Por intermédio da campanha, a OAB/MA e a CAAMA têm como objetivo incentivar e conscientizar a advocacia e a sociedade de maneira geral para doar sangue.

Mediante parceria com o Hemomar, no dia 22 de junho (quarta-feira), haverá uma Unidade Móvel para receber as doações de sangue, na sala da ESA, na sede da Ordem.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, destaca o propósito da ação desenvolvida no mês de junho. “A campanha tem como objetivo conscientizar a advocacia maranhense e civis sobre a necessidade de doar sangue, que é uma prática segura e que todos podem contribuir”, afirmou Kaio Saraiva.

O presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo, pontua o papel social da Ordem e da Caixa na campanha. “A CAAMA junto à OAB/MA visa conscientizar e dar visibilidade para a doação de sangue, que é essencial para ajudar no tratamento de muitas pessoas”, destaca Ivaldo.

A presidente da Comissão de Direito à Saúde, Edith Maria Barbosa, explica como ocorre o procedimento de doação. “Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Parece pouco para quem doa, mas é muito para quem precisa”, finaliza Edith.

Historicamente, no dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa data foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.