10 Setembro - 2024

OAB/MA, POR MEIO DAS COMISSÕES E DA ESA, PARTICIPOU DO WORKSHOP ‘RISCOS EMPRESARIAIS E COMPLIANCE NA PRÁTICA’

A OAB/MA, por meio da Comissão de Compliance e da Escola Superior de Advocacia, participou do Workshop Riscos Empresariais e Compliance na Prática – Transformação Empresarial: Mapeamento de Riscos para Pequenos, Médios e Grandes Negócios, com o consultor Carlos Berti Niemayer. O encontro foi promovido pela Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, com apoio do Sebrae, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Ministério Público (MPMA). O Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), que integra o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), gerido pela FIEMA, passará a ter uma trilha exclusiva sobre Compliance.

Para o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, o papel da OAB em projetos como esse reforça o comprometimento da instituição com a sociedade. “Estar em Compliance é estar em conformidade com leis, normas e condutas éticas, tanto em relação à legislação externa quanto ao regimento interno da empresa. As empresas enfrentam riscos, como os tributários, trabalhistas e de corrupção e, por isso, a importância de um programa de integridade para mitigá-los”, explicou.

A presidente da Comissão de Compliance da OAB/MA, Vivian Camargo, ressaltou a importância da ferramenta. “O Compliance é fundamental para a implementação da governança corporativa, contribuindo com seus normativos para evitar litígios, multas e proteger a reputação da empresa”, afirmou.

Além do presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva, o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-MA, Sílvio Leite; o superintendente da FIEMA, César Miranda; a coordenadora do PDF-MA, Camila Belo; funcionários da Federação que integram o Escritório de Compliance do Sistema FIEMA e empresas de todos os portes e segmentos também participaram da atividade.

O consultor Carlos Berti Niemeyer, palestrante do Workshop Riscos Empresariais e Compliance na Prática, é formado em Administração de Empresas e possui diversas certificações na área de Compliance. Ele também possui mais de 36 anos de experiência em governança e gestão. Sua trajetória profissional inclui atuação em empresas de auditoria externa, além de ter sido empresário contábil. Posteriormente ingressou no Sistema Sebrae, onde ocupou cargos como auditor interno, gerente de auditoria, interventor, diretor administrativo financeiro e gerente de Controladoria e Compliance do Sebrae Nacional.