17 Junho - 2021

OAB/MA SE REÚNE COM SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRATA DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA ADVOCACIA

Fiel à sua missão de impedir que as prerrogativas da advocacia sejam violadas, representantes de três Comissões da OAB Maranhão estiveram reunidos com o Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado, Leonardo Diniz, para tratar de possíveis violações de Prerrogativas da classe na Delegacia de Polícia de São José de Ribamar- MA. O encontro aconteceu na tarde da última quarta-feira, 16/06, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

Ao longo da reunião, o novo presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da Advocacia, Gustavo Mamede; a presidente da Comissão de Política Penitenciária, Ana Karolina Carvalho Nunes; e a presidente da Comissão de Direito Militar, Ana Carina Saraiva; explicaram a situação ao Secretário Adjunto e solicitaram a suspensão da portaria.

“Nós fomos avisados sobre o que aconteceu em São José de Ribamar. É um absurdo o que estão fazendo contra advogadas e advogados do estado que militam naquela região. Esses profissionais estão sendo impedidos de entrar nas instalações internas da delegacia de polícia. Tenho certeza que, por meio do diálogo entre a OAB e a Secretaria de Segurança Pública, teremos o norte que precisamos na Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da Advocacia”, explicou Gustavo Mamede.

Para a Conselheira Federal e presidente da Comissão de Política Penitenciária, Ana Karolina Carvalho, o encontro foi importante para, além de falar sobre a violação das prerrogativas da advocacia de São José de Ribamar, apresentar o novo presidente da Comissão das Prerrogativas da Ordem, que precisa estar em diálogo constante com diversos setores do estado.

“Essa reunião foi extremamente positiva, principalmente no sentido de que o Dr. Mamede está chegando agora à presidência da Comissão. É importante que ele tenha essa relação institucional com outros entes. Essa primeira visita foi para que eles se conhecessem e para tratarmos da demanda mais gravosa que chegou ao nosso conhecimento: a violação das prerrogativas da advocacia de São José de Ribamar”, pontuou a Conselheira Federal.

A Ordem seguirá atenta para assegurar as prerrogativas das advogadas e advogados de todo o Maranhão, lutando pela manutenção do Estado Democrático de Direito, de cada cidadão e de todo o sistema de Justiça.