04 Março - 2022

OAB/MA SOLICITA À SSP PROVIDÊNCIAS CONTRA AS ATITUDES DE DELEGADO DE SÃO LUIZ GONZAGA QUE PROFERIU ATAQUES À ADVOCACIA

Em busca de solucionar as dificuldades enfrentadas pela advocacia da melhor forma possível, a partir do diálogo, a diretoria da Ordem Maranhense realizou uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Maranhão (SSP), Leonardo do Nascimento Diniz, para solicitar providências contra a atitude do Delegado Daniel Igor Nina Moura, lotado no município de São Luiz Gonzaga, que vem proferindo ataques à advocacia desde o início do mês de fevereiro. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 04/03, na sede da Secretaria.

“O diálogo será sempre mais frutífero para todos nós. No fim, o resultado que conseguimos trazer é, especialmente, para a advocacia e para a sociedade, que são o foco do nosso trabalho e da nossa discussão”, iniciou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Ao longo do encontro, a Seccional reafirmou que o comportamento do delegado desrespeita não só as advogadas e advogados, mas de todos que integram o sistema de Segurança Pública do Maranhão.

“Apresentando total descontrole, o delegado chegou ao ponto de intimidar quem está exercendo a profissão”, enfatizou o Secretário-Geral, Gustavo Mamede.

A Ordem pontuou ainda que, toda vez que há um movimento da OAB para se resguardar institucionalmente, o delegado faz ataques à Seccional, demonstrando total despreparo e absoluto descompasso com o decoro e a ética.

“O delegado está agindo de forma inadequada com advogadas e advogados da região e de todo o sistema OAB. Por isso, nós precisamos dar uma resposta à Classe”, destacou a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Sandra Macedo.

Após ouvir os argumentos dos representantes da OAB, o Secretário Leonardo do Nascimento afirmou que buscará esforços para resolver a situação. A Ordem seguirá se posicionando contra qualquer tipo de violação de prerrogativas da advocacia.