01 Julho - 2022

POR UMA GESTÃO FINANCEIRA E EFICIENTE, SECCIONAL MARANHENSE REALIZA O II COLÉGIO DE TESOUREIROS DA OAB

De maneira presencial e inédita nesta gestão, foi realizado o II Colégio de Tesoureiros da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil.
A Diretora Tesoureira da OAB/MA, Mariana Gomes Berredo, a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, o diretor Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Toninho Bacute, juntamente com o presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo, e a vice-presidente, Alynna Almeida, receberam os tesoureiros das Subseções.
Entre as pautas abordadas estiveram as estratégias utilizadas pelos gestores financeiros para reduzir a inadimplência da advocacia junto à Ordem. “Respeitamos o momento difícil que passamos devido à pandemia e juntos, por meio dos incentivos e benefícios de regularização divulgados pelas campanhas publicitárias de quitação dos débitos da Ordem, tentamos diminuir ainda mais o número de inadimplentes”, explicou a diretora tesoureira, Mariana Berredo.

Entre outras pautas debatidas pelo grupo estiveram a questão da intensificação da cobrança da Anuidade, Política de Gastos, Arrecadação de Receitas e Repasse às Subseções. De acordo com o regulamento Geral da OAB, das receitas brutas mensais das Seccionais, 10% deve ser repassado ao Conselho Federal, 3% ao Fundo Cultural, 2% ao FIDA e 45% utilizado para despesas administrativas e manutenção.

Os Tesoureiros puderam esclarecer suas dúvidas e compreender ainda mais a política de prestação de contas do Sistema OAB. O setor financeiro da OAB Maranhão esclareceu questões pendentes sobre o uso da plataforma que serve para facilitar as transações bancárias, tais como: transferências, consultas e extratos. Para acessar o aplicativo do gerenciador financeiro, basta realizar o cadastro no dispositivo e sinalizar ao gerente do seu banco para liberar o status e movimentar a sua conta.

O Colégio de Tesoureiros enfatizou que uma gestão saudável das finanças proporciona benefícios para a própria classe por meio da entrega de Salas dos Advogados, Escritórios Compartilhados, Oferta de Cursos (até pós-graduações gratuitas para a advocacia entre outros). Para uma gestão financeira eficaz, é essencial focar a atenção: na contabilização de todos os gastos, trabalhar com boas práticas de gestão orçamentária, avaliar as ofertas de compras, prezar pela organização, manter uma boa margem de capital de giro, renegociar e quitar as dívidas.

Participação da CAAMA

A diretoria da CAAMA, por meio do presidente Ivaldo Praddo e do Tesoureiro, Toninho Bacute, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão. “Passamos por um momento desafiador, até constrangedor de ter que negar alguns pedidos das Subseções, mas realmente é o contexto no qual nos encontramos. Precisamos reequilibrar as contas da CAAMA”, afirmou.

O presidente Ivaldo Praddo lembrou que, apesar das dificuldades, muitas ações já foram implementadas e que impactam positivamente a advocacia. Entre elas: a extinção da anuidade, realizações de testes para Covid-19, aplicação de vacina, novo site para marcação de consulta online, ampliação do Clube de Vantagens, lançamento do CAAMA Seguros, ofertando todo tipo de seguros para a Advocacia Maranhense e Planos de Saúde com preços diferenciados. Serviços inovadores como a Telemedicina, Psicologia Viva, além do Cashback que gera uma série de vantagens para a advocacia.

O Presidente Ivaldo Praddo conclamou os presidentes das Subseções solicitando a nomeação dos Delegados Adjuntos da CAAMA no interior. “É estratégico que sigamos com o trabalho em conjunto com os Delegados da CAAMA nas Subseções e toda a sua equipe”.