12 Novembro - 2021

PROFESSOR JOÃO BATISTA ERICEIRA SERÁ HOMENAGEADO PELA OAB NACIONAL COM A MEDALHA RAYMUNDO FAORO

O reconhecimento da história do professor e advogado maranhense, João Batista Ericeira, será materializado através da Medalha Raymundo Faoro, concedida uma vez por mandato a advogados e advogadas que se destacam na profissão e prestam relevantes serviços à Justiça e à sociedade. 

O anúncio da outorga desta honraria ao professor João Batista Ericeira foi feito durante a última Sessão Virtual Extraordinária do Conselho Pleno da OAB Nacional, no dia 9 de novembro, após homenagem organizada pelas Conselheiras Federais Maranhenses, Ana Karolina Carvalho e Deborah Cartágenes, com o apoio do também Conselheiro, Yuri Correia Brito. 

“Professor Ericeira é um homem extremamente gentil, dono de uma carreira brilhante, com passagens que mostram claramente seu amor pelo direito e pela democracia. O professor está vivo e, enquanto há vida, sempre há esperança no milagre divino. Nós faremos essa homenagem ao nosso querido mestre”, pontuou o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz. 

Desde o dia 24 de maio de 2021, o professor Ericeira foi diagnosticado com a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Mas o seu legado e contribuições com o ensino jurídico do Estado é sempre lembrado por todos que fazem parte da OAB Maranhão. Por isso, durante a Sessão, a Conselheira Federal, Ana Karolina Nunes, leu uma carta aberta para o mestre Ericeira, fazendo referência ao aniversário do advogado, comemorado no dia 2 de novembro.

“Todas as vezes que eu entro neste plenário, eu lembro dele. O professor Ericeira é uma pessoa a qual eu amo muito, é um companheiro de bancada e de vida. Ele é muito marcante para nós, especialmente para a advocacia maranhense. Para mim, é uma honra ter convivido e desfrutado durante 6 anos da companhia, respeito e amizade do professor Ericeira”, discursou a Conselheira, emocionada.  

Logo após o discurso, Ana Karolina Carvalho convidou todos os Conselheiros para assistirem a um vídeo produzido pela OAB Maranhão com depoimentos de diversas advogadas, advogados, professores e profissionais da área jurídica, que expressaram as contribuições do homenageado do dia. Palavras como gratidão, respeito e referência para todas e todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, foram unânimes durante as falas exibidas. 

“Conheci o professor João Batista Ericeira em 2015, quando ele, com o espírito jovem que sempre teve, resolveu apoiar um grupo de jovens advogadas e advogados que sonhavam em transformar a realidade da OAB Maranhão e da advocacia de nosso estado. De lá para cá, fecundamos uma amizade muito próxima e fraternal. Ele foi Diretor-Geral da ESA na nossa primeira gestão e é Conselheiro Federal na segunda gestão. Nesse mês de novembro, comemoramos o aniversário do professor Ericeira e, por isso, fizemos questão de homenageá-lo”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Além de Conselheiro Federal e Diretor-Geral da ESA/MA, o professor Ericeira muito contribuiu com o ensino jurídico do Estado, influenciando gerações de profissionais do Direito como professor da UFMA, Ceuma e Facam. Sua paixão pela advocacia sempre foi evidente e refletida na sua trajetória, seja como jurista, escritor, conferencista, sociólogo ou filósofo do Direito. 

“Professor Ericeira, muito obrigada por ter permitido que eu participasse de diversas experiências e desfrutar dos seus ensinamentos. Saiba que é uma honra para a advocacia maranhense ter o senhor como nosso mestre e guia”, declarou a Conselheira Federal, Deborah Cartágenes, por meio de vídeo. 

No fim da exibição do vídeo, o Secretário-Geral da OAB, Beto Simonetti, sugeriu que o professor Ericeira fosse contemplado com a Medalha Raymundo Faoro. A sugestão foi muito aplaudida por todos os presentes na Sessão. “Gratidão é a poesia do caráter. E eu acho que ninguém aqui faltará com a gratidão devida ao professor Ericeira, que tanto marcou a vida de tantos. Nada mais justo do que nós concedermos ao professor Ericeira uma das medalhas Raymundo Faoro”, finalizou.

Além das Conselheiras Federais e do presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, participaram do vídeo, Roberto Gomes, presidente da AMAD; Raimundo Marques, ex-presidente da OAB/MA; Sérgio Tamer, Diretor da CECGP; Júlio Moreira, presidente da AMLJ; Lilianne Saraiva, Vice-Diretora da ESA/MA; Mauro Ferreira, presidente da Comissão Eleitoral da OAB/MA; João Ericeira, filho do professor; Serjana Vale, Chefe de Gabinete da Seccional; o professor Rossini Correia; e os Conselheiros Federais,  Yuri Brito e Daniel Blume.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.