10 Março - 2022

RECONHECIMENTO E QUALIFICAÇÃO MARCAM A ABERTURA DO DIA DA MULHER NA OAB/MA E CAAMA

À uma plateia composta por diversas advogadas, foi apresentada, na manhã da última terça-feira, 8 de março, a programação do Mês da Mulher. A organização é da Seccional Maranhense, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão e da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA). Na abertura, as profissionais se confraternizaram em um Café da Manhã e assistiram à palestra voltada ao Branding Jurídico.

No primeiro momento da celebração, iniciado às 9h, as representantes da CMA discursaram sobre o mote da campanha “Superamos barreiras e celebramos cada conquista”. O objetivo é rememorar os avanços da história de luta, resistência e conquista daquelas pioneiras na defesa dos Direitos das Mulheres.

“Lado a lado, homens e mulheres, devem construir um futuro cada vez melhor para a advocacia maranhense e, de forma muito especial, para as mulheres advogadas, que muito merecem carinho e atenção por todo o talento que possuem", destacou Kaio Saraiva, presidente da Ordem.

A vice-presidente da Casa, Tatiana Costa, deu destaque ao fato de que 50% da atual gestão da OAB/MA é formada por mulheres, que lutam, diariamente, por mais conquistas para a população feminina. “O momento é de celebrar as conquistas das mulheres, em especial, as mulheres de Ordem, que, hoje, compreendem 50% da gestão da Seccional”, frisou a advogada.

Confirmando a fala de Tatiana Costa, a vice-presidente da CAAMA, Alynna Almeida, pontuou que "esta é uma gestão mais participativa, mais inclusiva e mais feminina. A Caixa elaborou uma programação com muito carinho e repleta de serviços de saúde, estética, bem-estar e defesa pessoal para as mulheres advogadas e colaboradoras da Ordem”, expressou.

Os objetivos da Comissão da Mulher Advogada e fortalecimento da mulher atuante na advocacia também foram reafirmados pela presidente da CMA, Nathusa Chaves. Ela falou sobre a necessidade do fortalecimento da Defesa das Prerrogativas da Mulher e convidou a todas a “exercerem o poder de envolver e incentivar outras mulheres, por meio de suas experiências e vivências, para que busquem a realização de seus sonhos”, frisou.

Um reconhecimento especial às funcionárias da OAB/MA foi feito pela Tesoureira, Mariana Berredo. “A atuação dessas pessoas, por meio de suas habilidades profissionais, é imprescindível para o caminhar da Ordem”, afirmou.

Ainda no evento, o discurso de advogadas atuantes na Comissão da Mulher, como Lilianne Saraiva, atual vice-diretora da ESA; e da Conselheira Federal, Ana Carolina Carvalho, incentivaram as mulheres advogadas a seguirem firmes na sua luta. “Nossa rotina é desafiadora e somos motivadas pelas nossas lutas e conquistas”, disse a Conselheira Federal, Ana Carolina.

Ao longo de todo o mês de março outras programações estão agendas. Acompanhe as ações pelas redes sociais da OAB/MA.