12 Novembro - 2021

REUNINDO ARTIGOS SOBRE IMPORTANTES PAUTAS E CONQUISTAS FEMININAS, COMISSÃO DA MULHER E DA ADVOGADA LANÇA E-BOOK CMA TALKS

Força, valor e autonomia feminina são as principais palavras que conduzem todos os trabalhos da atual gestão da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA) da Ordem Maranhense. E um dos projetos que reforça esses ideais é o CMA Talks que, desde o mês de março, promove palestras para destacar a ampliação da atuação da mulher dentro da advocacia e da sociedade.

Esse projeto virou um e-book inédito, reunindo artigos escritos por mulheres advogadas da CMA e diversas Comissões da Casa sobre importantes temas e conquistas femininas. Os trabalhos destinam um olhar atento às necessidades não só da advogada, mas de todas as representantes desse gênero que lutam diariamente para ocupar seu espaço de forma igualitária e com dignidade política, econômica e social.

O lançamento do e-book acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de novembro, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), a partir das 11h, com a participação de todas as autoras do livro e de representantes da Comissão da Mulher e da Advogada, de Direito das Famílias, da Jovem Advocacia e de Orientação Jurídica da OAB Maranhão que juntas também realizam um trabalho no CRAMSV que desde março deste ano, já prestou atendimento a mais de 1.200 mulheres vítimas de violência

O e-book tem autoria de 14 mulheres advogadas que fazem parte da CMA e contou com a organização da professora Maria da Glória Aquino e direção de Tatiana Costa, presidente da CMA; e Lilianne Furtado, vice-presidente.

“A gênese da obra surgiu através da recente (re)estruturação da Comissão, no objetivo de estimular uma maior articulação entre as advogadas, sobretudo, de forma a promover uma maior reflexão em torno da salvaguarda dos Direitos das Mulheres em seu caráter institucional e interdisciplinar, e incentivar um debate mais amplo que permita a inclusão de conhecimentos, impressões, visões e opiniões acerca das políticas públicas direcionadas às mulheres”, explica a professora Maria da Glória no prefácio do e-book.

A produção possui onze capítulos que falam sobre assuntos de extrema importância para as mulheres, como: violência obstétrica; os Impactos da Covid-19 sob a perspectiva de afroempreendedoras ludovicenses; considerações e perspectivas sobre a criminalização da violência psicológica no Brasil; e a criminalização da violência psicológica contra a mulher.

Para a presidente da CMA, Tatiana Costa, “é essencial destacar a ampliação da atuação da mulher dentro da Advocacia e da sociedade, abordando sua força, valor e autonomia como essenciais para que as mulheres se reconheçam como agentes da sua própria história, lutando por seus direitos e ocupando espaços sociais”, explicou a presidente da CMA, Tatiana Costa.

Assinam a obra CMA Talks as advogadas Alynna Silva de Almeida, Ana Luiza Martins de Souza, Caroline Tayane Caetano Santos da Silva, Gabriela Serra Pinto de Alencar, Katiana dos Santos Alves, Lilianne Maria Furtado Saraiva, Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino, Milla Cristina Martins de Oliveira, Najla Buhatem Maluf, Nathusa de Fátima Torres Chaves, Raíssa Medeiros Lima Bezerra, Rhayna Crystian Saraiva Rodrigues, Tatiana Maria Pereira Costa, Thais Lopes Moura, Valdeíres Marques Madeira