14 Julho - 2023

OAB/MA FORTALECE ADVOCACIA DO LESTE MARANHENSE E INTENSIFICA DIÁLOGO COM A CLASSE E COM A SOCIEDADE

Uma comitiva da OAB/MA dialogou com a advocacia do leste maranhense sobre os desafios da profissão e quais as ações que podem ser fortalecidas para valorização ainda mais da advocacia na gestão de Kaio Saraiva. Foram dois dias, quatro municípios e mais quatro Salas da Advocacia entregues à classe nas cidades de: Vargem Grande, São Bernardo, Brejo e Urbano Santos, todas integram a Subseção de Chapadinha, que reúne cerca de 200 profissionais e 09 municípios da região.

“Hoje, das 19 Subseções, 17 têm sede própria e das mais de 130 unidades do Fórum no Maranhão, a OAB instalou Salas da Advocacia em mais de 90. A nossa meta é essa: a onde houver advogada e advogado atuando por esse Maranhão que ele possa sentir fortemente a presença da Ordem ao seu lado”, afirmou o presidente Kaio Saraiva.

Nos municípios citados, foram entregues Salas da Advocacia que oportunizam ao profissional da advocacia um ambiente de trabalho adequado e seguro equipado com computadores, impressoras, internet entre outros equipamentos, garantindo comodidade à advocacia. Já são mais de 15 salas entregues na atual gestão da OAB/MA de um total que deve chegar a mais de 50 estruturas. Os Parlatórios também integram esse programa, 04 já foram entregues: Pedreiras, Timon e Balsas e São João dos Patos.

Em Urbano Santos, a advocacia local organizou um diálogo com mais de 10 representantes do poder municipal. Entre elas: Secretaria da Mulher, do Conselho do Idoso, do Procon, representantes da Delegacia de Polícia Civil, da Guarda Municipal, Polícia Militar, Câmara Municipal e Sindicato dos Professores. O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros Araújo, e a vice-prefeita, Darci Almeida, e o vice-prefeito de Belágua, Norton Nazareno, estiveram presentes. “É o projeto de interiorização da OAB/MA presente e dialogando tanto com a advocacia quanto com a sociedade, pois juntos trabalhamos em prol da sociedade”, afirmou Kaio Saraiva.

Reconhecimento pelo trabalho

Na comitiva da OAB/MA presentes, o presidente da Subseção de Chapadinha, Lourival Soares, o secretário-geral, Gustavo Mamede, o Conselheiro Estadual, Marinel Dutra, e a advocacia da região. Em São Bernardo, o presidente Kaio Saraiva recebeu do advogado Neto Ferreira, o reconhecimento do trabalho de fortalecimento da advocacia no interior do Estado. “Hoje eu sinto as minhas prerrogativas respeitadas devido a essa estruturação da Ordem”, afirmou.

Na Sala da Advocacia de Vargem Grande, instalada no Fórum Desembargador Milson Coutinho, o juiz e diretor da casa, Paulo Ribeiro, falou sobre a importância da advocacia. “É a base das carreiras jurídicas, é importante caminharmos irmanados para a justiça chegar a todos”.

As ações da Ordem impactam no bem-estar também da sociedade, que reconhece esse trabalho. O Conselheiro da Seccional, Marinel Dutra, ressaltou que as “unidades da OAB no interior, como as Salas, trazem uma presença forte junto a essas classes, representando acolhimento e acesso à justiça”. Em Vargem Grande, os presidentes dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Vargem Grande prestigiaram a solenidade.

A advocacia de Brejo e Urbano Santos também estiveram presentes na entrega das Salas. O secretário-geral da OAB/MA, Gustavo Mamede, agradeceu a presença de todos e reforçou que o caminho a seguir é o da união. “Na diretoria da OAB/MA, o sentimento é de união e temos nas ações do presidente Kaio Saraiva uma gestão democrática, de escuta e acolhida, deixando todos trabalharem”, finalizou.