22 Setembro - 2023

OAB/MA instala Controladoria Interna em busca de maior aprimoramento e eficiência nos procedimentos

A diretoria da OAB/MA, buscando aprimorar ainda mais as questões orçamentárias e administrativas, instalou a Controladoria Interna na instituição. À frente dos trabalhos da Controladoria, o Conselheiro Estadual, Daniel Torres.

A diretora tesoureira, Mariana Berredo, reuniu-se com o representante da Controladoria, Daniel Torres, o contador da Ordem, Gustavo Araújo, e a responsável pelo Setor Financeiro da OAB/MA, Socorro Noleto, para traçar o plano de trabalho. O objetivo é tornar ainda mais eficiente a gestão, oportunizando acesso aos dados financeiros e contábeis e apoiando as tomadas de decisão dos gestores.

“A implantação da Controladoria significa um avanço, pois além das questões contábeis e econômicas, o setor trabalhará continuamente a administração da empresa como um todo, explicou a tesoureira da OAB/MA. Na gestão, o papel da Controladoria é fazer a conexão entre o estratégico e o tático, orquestrando a execução estratégica.

Ele explicou que o objetivo das atividades será “verificar processos internos da instituição e garantir se estão em conformidade com os provimentos e com o Estatuto da Ordem, além de indicar possíveis melhorias”, finalizou.

Sobre a Controladoria:

A criação do Sistema de Controle Interno da OAB/MA foi aprovada pelo Conselho Pleno da Seccional em novmebro de 2022 com  o objetivo de melhora a gestão dos órgãos internos da Casa, com foco no atendimento a todos os termos do Provimento n° 185/2018 do Conselho Federal. O pedido da criação do Sistema é de autoria do advogado e Conselheiro Estadual, Marinel Dutra, e justifica-se, baseado no Provimento N° 185/2018, como via necessária para a manutenção do equilíbrio financeiro da Entidade; desenvolvimento profissional do corpo técnico da instituição; e agilização dos procedimentos administrativos a partir do investimento em tecnologia e nos controles internos.