25 Maio - 2022

ACOLHER E INFORMAR: OAB/MA E CAAMA ENTREGAM KITS PARA MÃES DA MAM

A OAB/MA, por meio das comissões da Mulher e da Advogada e do Direito das Famílias, em parceria com Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) realizaram a entrega de 50 kits de higiene e itens de enxoval na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MAM). A ação faz parte da campanha “Ser Mãe: Do jeito que eu sou, com todo o meu amor!”, realizada ao longo do mês de maio. A ação foi destinada às gestantes de gravidez de risco que vieram dos interiores e estão acolhidas na casa de apoio e para mães com bebês nas UTIs neonatais.

Na ocasião, estiveram presentes a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa; a diretora da CAAMA, Polyana Barata; a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA), Nathusa Chaves; a representante da Comissão das Famílias, Tiza Alencar; entre outros membros da Comissões da Mulher e da Advogada e das Famílias.

No enxoval, as mães receberam fraldas descartáveis, conjunto de cueiro com 3 unidades, sabonete líquido glicerinado, creme para assadura e conjunto mijão. Além da entrega dos kits, as mães da maternidade assistiram a uma palestra da advogada Rhayna Saraiva que falou sobre Saúde da Mulher: direito das gestantes e das lactantes.

A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, destaca que o papel das comissões da OAB/MA é chegar até as comunidades. “A Ordem tem como um dos objetivos: ir até as comunidades. Nessa ação de hoje, levamos informação sobre o direito da mulher, além de auxílio. Esse momento é de fortalecer e acolher as mães”, ressalta Tatiana.

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, pontua que a comissão junto à Ordem e à CAAMA está cumprindo seu papel social. “Estamos trabalhando para auxiliar quem precisa de uma orientação, de doações, entre outros suportes. Estamos cumprindo nosso papel social de olhar para o outro”, afirma Nathusa.

A diretora da CAAMA, Polyana Barata, ressalta que a Ordem e a CAAMA estão de portas abertas para atender a toda sociedade civil. “A OAB/MA juntamente com a CAAMA está à disposição de todos. Hoje estamos atendendo as demandas dessas mães, é uma ação que leva benefício para sociedade”, disse Polyana.

A campanha, de caráter solidário, buscou homenagear as mães por meio da diversidade, com ações focadas na busca da compreensão de que a maternidade deve ser adequada à realidade de cada mulher.