21 Julho - 2022

Advocacia maranhense participa da abertura da capacitação para o Agosto Lilás

Visando qualificar e fornecer orientação jurídica para as advogadas e advogados que atuarão nas ações da Semana do Agosto Lilás, a OAB/MA, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, da Comissão da Jovem Advocacia e da Comissão de Coaching Jurídico, em parceria com a ESA/MA e todas as Subseções da Ordem, iniciaram a “Capacitação para o Agosto Lilás”. A abertura aconteceu na noite desta terça-feira (19), no plenário da Ordem.

“Esse dia marca o início da preparação para as ações do Agosto Lilás. A Ordem vem trazendo esse tema que tem muita relevância para a nossa sociedade. Por meio da capacitação, a advocacia terá conhecimento técnico sobre os casos de violência”, discursou o presidente da Seccional, Kaio Saraiva.

O projeto de capacitação tem o objetivo de alertar sobre o aumento de ocorrências de violência contra a mulher e instruir as formas de tratamento dos casos dessa prática, principalmente dentro do ambiente doméstico, além de estimular a ampla divulgação da Lei Maria da Penha. Assim, as advogadas e advogados assumirão o papel de multiplicadores de conhecimento, tendo ferramentas para orientar as mulheres e famílias que estejam convivendo com a violência.

Ao longo da abertura, a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, adiantou as ações do Agosto Lilás. “O mês de agosto é marcado pela conscientização do combate a violência contra a mulher, pensando nisso, a OAB/MA vai realizar, durante uma semana inteira, ações simultâneas tanto em São luís como nas Subseções, além de escolas, associações e entidades de bairro, levando o conhecimento apreendido ao longo da capacitação”, afirmou Nathusa Chaves.

O presidente da Comissão de Coaching Jurídico, Marco Aurélio, foi o primeiro palestrante que instruiu a advocacia sobre o tema “Construindo o protagonismo: a inteligência emocional como poderosa ferramenta para o resgate de mulheres em situação de violência”. De acordo com o advogado, “muitas mulheres possuem baixa autoestima e uma imagem disfuncional de si, por isso, algumas delas se submetem a uma convivência cheia de violência. Nós precisamos saber como ajudar essas vítimas”, comunicou Marco Aurélio.

Participaram da abertura, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva; a vice-presidente, Tatiana Costa; a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves; o presidente da Comissão de Coaching Jurídico, Marco Aurélio; membros das comissões e presidentes de Subseções.

Confira as próximas etapas da capacitação:

Dia: 27/08

Tema: Violência Doméstica e Familiar contra as mulheres.

Dia: 03/08

Tema: Meios práticos de garantir os direitos da Lei Maria da Penha.

Dia: 17/08

Tema: Você palestrante em 17 atos: os 7 passos para elaborar uma palestra impactante e as 10 dicas de oratória essenciais para uma apresentação de excelência.