13 Outubro - 2022

ESA APRESENTA NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO COLÉGIO DE PRESIDENTES DE BARRA DO CORDA

Direito Militar, Direito Municipal e Gestão, Licitação e Contratos Administrativos com habilitação para Pregoeiros, Advocacia no Tribunal do Júri e Direito Civil serão os novos cursos de pós-graduação a serem ofertados pela Escola Superior de Advocacia (ESA). O anúncio foi feito pela diretoria da ESA no III Colégio de Presidentes de Subseções, realizado em Barra do Corda, na última sexta-feira, 07 de outubro.

O presidente Kaio Saraiva parabenizou a ESA e os presidentes pela intensificação dos cursos, principalmente, os presenciais. “O curso de Direito Eleitoral, tão necessário neste ano, chegou em todas as Subseções e municípios, ajudando na atualização e capacitação da advocacia”, afirmou.

A vice-diretora da ESA, Lilianne Saraiva, e o coordenador de pós-graduação, professor Marcelo Carvalho, apresentaram os resultados da Escola ao longo de quase dez meses de gestão. Já são mais de 8.346 advogados certificados pelos cursos da ESA no Maranhão, mais de 600 horas de capacitação, mais de 20 temáticas abordadas.

Acesso à capacitação

“A maioria dos cursos são presenciais e os que acontecem on-line ficam gravados no canal do Youtube da OAB/MA. O profissional em advocacia e que está em dia com a anuidade da Ordem tem muitas opções de se qualificar”, afirmou Lilianne Saraiva.

Os cursos de pós-graduação serão realizados em duas modalidades: on-line, sendo este 100% gratuito, e os demais serão de forma híbrida com encontros presenciais e via zoom. Por estes, serão cobrados os custos básicos.

Atualmente, a ESA oferta aos alunos e profissionais da advocacia cursos 100% gratuitos, a OAB/MA absorve todos os custos do curso. “O deslocamento do professor, a alimentação, às vezes a hospedagem, tudo isso gera custo para a Ordem. É preciso cobrir essas despesas, cobrando mensalidades abaixo do mercado”, explicou a Diretora-Tesoureira, Mariana Berredo.

Os presidentes de Subseções avaliaram de maneira positiva a organização e a oferta dos cursos pela ESA, que se comprometeu a intensificar ainda mais a qualificação para a advocacia do interior. “Essencial é que os advogados e advogadas tenham consciência da excelência desses cursos e que, mesmo cobrado um valor simbólico, ainda vale a pena”, afirmou o presidente da Subseção de Presidente Dutra, Eder Lima.

A presidente da Subseção de Caxias, Amanda Glauca, apresentou sugestões para o aprimoramento dos advogados através da ESA. “Seria estratégica a implementação de cursos on-line de forma permanente, para auxiliar a iniciação do jovem advogado na sua carreira e ao longo da sua atuação no mercado de trabalho. Também sugerimos como ponto de fortalecimento da advocacia uma grande campanha de valorização do nosso exercício profissional” explicou a presidente Amanda.