20 Outubro - 2022

INTERIORIZAÇÃO DA ADVOCACIA NO CONTEXTO DO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES FOI TEMA DE REUNIÃO NACIONAL

A presidente da Comissão de Direito das Famílias, Tiza Alencar De Aquino, participou virtualmente do Encontro Nacional de presidentes de Comissões de Direito de Família e Sucessões. A reunião aconteceu com a presença de 26 participantes e foi presidido pelas advogadas Isabella Paranaguá, presidente da Comissão Especial de Direito das Sucessões; e Vládia Feitosa, presidente da Comissão Especial Direito de Família. Também estiveram presentes à mesa as vice-Presidente da CEDS, Mariana Bezerra; e a secretária da CEDF, Mara Samaniego.  A reunião ocorreu na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (CFOAB), em Brasília.

Na oportunidade, os presidentes das Comissões nas Seccionais falaram sobre o trabalho desenvolvido por todo o país. De acordo com a presidente da Comissão de Direito das Famílias, Tiza Alencar de Aquino, “esse momento foi essencial para trocarmos ideias, percepções, além da oportunidade de estreitar parcerias e apresentar projetos e campanhas desenvolvidos nas Seccionais”, afirmou.

A presidente da Comissão Especial Direito de Família, Vládia Feitosa, abriu o encontro agradecendo a presença de todos os participantes e ressaltou o compromisso da OAB de levar discussões pertinentes à sociedade, dando voz às diversidades. Ela também destacou o simbolismo de incluir as Seccionais no debate, efetivando a bandeira da interiorização da Ordem. “A gente se irmana com outras instituições para que possamos catalisar as nossas ações, e é igualmente relevante nos irmanarmos com as comissões das subseções. Esse é o papel dos presidentes das Seccionais. É importante que vocês repliquem as ações que debatemos aqui junto com eles para que levemos essas boas práticas para o interior”.

Atuação da Comissão

A Comissão das Famílias da OAB/MA reafirmou que, na sua abordagem temática, sempre agregou o Direito das Sucessões, apesar da nomenclatura destacar somente o Direito das Famílias. “Relatamos a missão da Comissão em capacitar advogados e advogadas com grupos de estudos, minicursos, simpósios e congressos; incentivar a atuação social dos membros em lives pelo instagram, organizar e participar de ações sociais e prestar assessoria jurídica gratuita”, relatou.

Os projetos e ações desenvolvidos em parceria com as Comissões da Seccional (CMA, Comissão de Direito da Pessoa Idosa, Comissão de Direito Notarial, Comissão de Direito à Saúde e outras), CAAMA e IBDFAM também foram relatados.