06 Março - 2022

NOTA DE APOIO

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), por meio da sua Diretoria e Comissão da Mulher e da Advogada, vem à público apresentar seu apoio à nota de repúdio emitida pela OAB-SP. 

A nota trata da manifestação do Deputado Estadual daquele estado, Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", em áudios atribuídos ao mesmo, nos quais descreve as mulheres ucranianas como “fáceis porque são pobres”, além de incentivar o turismo sexual, mencionando termos como “Blond Tour”. 

Tal comportamento é intolerável, ainda mais quando praticado por quem exerce um cargo como representante do povo e tem como dever zelar pelos direitos de quem representa, entre eles mulheres, crianças e idosos. 

O fato se torna ainda mais gravoso diante do pior confronto bélico após a Segunda Guerra Mundial, que intensifica o estado de vulnerabilidade de milhares de pessoas em virtude do processo histórico da Ucrânia, já marginalizados rotineiramente. 

O comportamento misógino e sexista do deputado não pode ser legitimado, sob pena de que haja grave retrocesso na equidade de gênero. A fala do parlamentar é uma verdadeira afronta aos Direitos Humanos, pauta tão cara à essa instituição. 

Esperamos, em nome das mulheres, de todas as raças, etnias e nações que tal comportamento seja devidamente apurado em todas as esferas competentes. 

 

Maranhão, 06 de março de 2022

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão

Comissão da Mulher e da Advogada 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.