27 Dezembro - 2023

NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio da sua Comissão de Promoção de Igualdade Racial, recebeu informações pela imprensa de que uma advogada teria, por meio de suas redes sociais e também presencialmente, praticado condutas que em tese configurariam crime de racismo.

Diante de tais fatos, a Seccional Maranhense da Ordem primeiramente vem reiterar que repudia todo e qualquer ato de racismo ou discriminação racial; tais condutas são inaceitáveis e contrárias aos valores da igualdade, justiça e respeito que defende como instituição.

A OAB Maranhão ressalta que em que pese ainda não tenha sido oficialmente comunicada em relação ao ocorrido, está comprometida em acompanhar de perto as investigações sobre esse incidente.

Da mesma forma, a OAB/MA reitera seu compromisso com a promoção de uma sociedade justa, igualitária e sem preconceitos, e seguirá firme em seu trabalho por uma advocacia que seja exemplo de respeito aos direitos humanos.

Por último, cabe frisar que, em caso de denúncia e comprovação dos atos racistas, pela profissional da advocacia, a Seccional Maranhense da Ordem determinará a abertura de processo ético disciplinar pelo Tribunal de Ética e Disciplina para apuração de infração.

São Luís(MA), 27 de dezembro de 2023.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão

Comissão de Promoção da Igualdade Racial