28 Junho - 2023

OAB MARANHÃO PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

A Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa, por meio de sua presidente Deborah Cartágenes, participou do I Encontro Científico sobre a Violência contra a Pessoa Idosa: Conhecimento e Intervenções, a Campanha de Enfrentamento, desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e parceiros da Rede Nacional de Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi/MA).

O evento, realizado no auditório da sede da DPE/MA, contou com uma ampla programação que teve como ponto alto as palestras ministradas pela   coordenadora da Liga de Geriatria e Gerontologia do Maranhão (LAGGMA-UFMA), Elane Hortegal, e pelo presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão (ANG/MA), Rafael Abreu Lima, com mediação da presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa idosa da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), Déborah Cartágenes.

“Para que possamos enfrentar e combater a violência contra Pessoa Idosa é importante e necessário primeiro que se conheça os tipos de violência e se identifique. Campanhas de conscientização são de extrema importância e possuem objetivo de também identificar o tipo de agressor, e não se resume apenas ao mês “Junho Violeta”, mas é extensivo à todo o ano” observou Deborah Cartágenes, presidente da Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa.

Durante a abertura do evento, conduzida pela diretora da Escola Superior da DPE/MA, Elainne Barros, representando a Administração Superior, disse que o encontro marca o encerramento da campanha, cuja a programação foi extensa e muito produtiva. “É uma grande satisfação verificar tantos servidores e membros engajados na defesa dos direitos e prevenção da violência contra pessoa idosa. Foi uma campanha de grande impacto, onde já percebemos alterações tanto no âmbito interno quanto no externo”, destacou.

Titular do Núcleo de Defesa do Idoso, o defensor público Cosmo Sobral também ressaltou a importância de eventos como este para começar a mudar a realidade de tantos idosas e idosos maranhenses que têm seus direitos violados. O discurso foi corroborado pela coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Andreia Lauande, que apontou a necessidade do fortalecimento da rede de atenção ao idoso.

A campanha “Idadismo, Etarismo e Ageísmo” integrou o Junho Violeta, mês de conscientização no combate à violência contra a pessoa idosa. As atividades são alusivas ao Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, dia 15 de junho.

Para a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, Isabel Lopizic, embora a programação da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa se encerre nesta quarta, o alerta e as discussões realizadas no mês de junho devem permanecer ecoando na sociedade. “Continuaremos o ano todo falando sobre esse tema, e trazendo hoje esse olhar científico para essa causa, aperfeiçoamos a nossa luta”, ressaltou Lopizic.

Como parte da programação, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Glecio Sandro Silva, apresentou a proposta de criação do Observatório Estadual da Violência contra a Pessoa Idosa no Maranhão. E ainda foi realizada a Reunião Ampliada da ANG/MA.

Apresentando dados populacionais, estatísticas sobre a violência e conceitos, Elane lembrou que o envelhecimento da população é uma realidade irreversível. “Esses conhecimentos precisam nos ajudar a promover um envelhecimento saudável, com qualidade de vida”, disse.

Nesse ponto, Deborah Cartágenes reforçou que “Os dados são alarmantes quanto ao aumento de casos de violência, que segundo o canal de denúncias do disque 100, nos primeiros 5 meses desse ano de 2023, aumentou 800%, remetendo a toda sociedade a fazer uma reflexão e tomadas de medidas mais enérgicas e eficazes, pois estamos diante de problema de saúde pública que reflete em outras áreas, como da saúde, social, jurídica”.

Com informações do site da DPE/MA.