28 Agosto - 2017

OAB/MA E ONG “TAMO JUNTAS” LEVAM CONHECIMENTO PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO PARQUE JAIR

Violência doméstica e familiar contra a mulher, as mais diversas manifestações do poder da mulher e sororidade foram os principais temas apresentados para um grupo de mulheres residentes no Parque Jair, periferia de São Luís, por diversas advogadas ligadas à várias Comissões da OAB Maranhão. A iniciativa fez parte do 1º Mutirão Tamo Juntas, realizada pela ONG de mesmo nome, em parceria com a Seccional Maranhense da Ordem, no último dia 25 de agosto, no Instituto Vila Feliz.

Pela OAB Maranhão, participaram representantes das Comissões de Política Criminal e Penitenciária, Ana Karolina de Carvalho Nunes, de Direito de Família, Vivian Bauer, da Mulher e da Advogada, Nereida Batalha, de Conciliação, Mediação e Arbitragem,, Iracema Iara, e de Defesa da Criança e do Adolescente, Maria de Jesus, além de várias integrantes dessas comissões, que não mediram esforços na prestação de assessoria multidisciplinar gratuita para as mulheres moradoras do bairro, e que vivem em situação de violência e vulnerabilidade social.

Para a advogada e presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/MA, Ana Karolina de Carvalho Nunes, representante da ONG no Maranhão, foi uma manhã especial e de grande troca de experiências. “Promovermos a valorização dessas mulheres por meio do conhecimento é algo muito gratificante. E isso se torna ainda mais especial quando podemos contar com o apoio de outras mulheres nesse sentido. Assim, só tenho a agradecer a todas as colegas presidentes de Comissões da Ordem que se dispuseram a nos ajudar nesse sentido”, disse.

“A ideia de vir para a comunidade debater a questão do poder feminino e combater essa cultura de violência doméstica é sensacional. Precisamos enfrentar essa realidade, e isso só será possível por meio da conscientização da mulher do seu papel na sociedade, e dentro da própria comunidade. É o que estamos fazendo aqui junto a essas mulheres”, destacou a coordenadora da ONG Tamo Juntas, a advogada baiana, Laina Crisóstomo.

A realização do mutirão em São Luís buscou, além de promover a valorização das mulheres do Parque Jair, levar conhecimento sobre Lei Maria da Penha, a realidade sobre a violência doméstica na cidade e também como as mães podem trabalhar por meio da educação dos filhos e filhas, uma nova cultura de igualdade de gêneros.

A força das Comissões da OAB Maranhão evidencia um trabalho da atual gestão na busca por levar a cada dia, a Ordem, para próximo da sociedade, estreitar o relacionamento com as instituições e evidenciar-se a cada dia como a Casa de Todos.