21 Agosto - 2022

OAB/MA INICIA CERCA DE 100 NOVOS SONHOS COM A CARTEIRINHA VERMELHA

No dia 15 de agosto, a OAB/MA reforçou o seu compromisso com a advocacia de fazer valer a máxima do Direito, que fundamenta o advogado como figura indispensável para o exercício da justiça em sociedade.

Em duas Cerimônias Solenes de Compromisso, cerca de 100 carteiras vermelhas foram entregues aos novos advogados e advogadas do Maranhão, com direito ao discurso emocionado do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Para o presidente, o evento transcende o ato simbólico e culmina em uma etapa fundamental na vida de cada novo profissional da Classe.

“A advocacia exige coragem, força e empatia: precisamos ser capazes de entender a sociedade, de nos colocar no lugar do outro e de, ainda assim, exercer nossa profissão com maestria e dignidade. A entrega da carteirinha vermelha é o primeiro passo de tudo isso, e cada novo advogado e advogada merece um evento marcante, repleto de boas emoções, para comemorar e enfatizar essa etapa”, afirmou Kaio Saraiva.

Para o Secretário-Geral da Seccional Maranhense, Gustavo Mamede, o momento é de celebração tanto para os novos profissionais, quanto para aqueles que os conduziram até aqui.

“É hora de parabenizar os pais, as mães, os avós. Todos aqueles que apoiaram os estudantes que hoje recebem a carteirinha da advocacia. É um momento importante, duramente conquistado por todos os envolvidos”, revelou o secretário-geral.

A solenidade contou ainda com a fala do juramentista Ricardo França, que defendeu a advocacia como um ato de bravura e como um campo educacional digno de valorização e apreço.

“É sabido que a educação sempre foi vista como componente purificador e divisor e acredito que temos muito a evoluir, mas, pautados na ética e na valorização de condutas morais, conseguiremos construir uma sociedade mais justa, com uma advocacia efetiva e capacitada”, reforçou Ricardo.


A advocacia, vista como uma profissão bela e honrada, é considerada um chamado para a prática da justiça social, bem como um meio de exercer os valores comuns da cidadania. Em concordância, a oradora escolhida pela turma de novos advogados, Emanuela Reis, discursou:

“Há quem diga que a advocacia é um sacerdócio, eu prefiro encarar como uma missão. O combustível que nos move é a oportunidade de lutar e assegurar o direito à justiça, atuando continuamente com os conflitos sociais. Que possamos praticar a profissão de modo ético e perseverante, nos transformando nos melhores profissionais que podemos ser”, afirmou Emanuela.

A Ordem parabeniza toda a nova advocacia e segue trabalhando em busca do melhor para a Classe.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.