15 Março - 2023

OAB/MA REALIZA CERIMÔNIA DE COMPROMISSO EXCLUSIVA PARA MULHERES

A força feminina da advocacia foi protagonista na solenidade de compromisso desta quarta-feira, 15/03. Conduzida pelas mulheres de Ordem da OAB/MA, a Seccional realizou sua primeira cerimônia exclusiva para advogadas. Ao todo, 61 compromissandas firmaram o compromisso de exercer a advocacia pelo juramento da classe jurídica.

O evento fez parte da programação do Mês da Mulher e contou com a presença das mulheres que lideram comissões, subseções, ESA/MA, CAAMA, conselhos seccionais e federais.

Na abertura da cerimônia, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, ressaltou a importância das mulheres “para a contribuição e construção de uma sociedade cada vez mais justa”, discursou. Em seguida, o presidente passou a presidência da mesa da solenidade à vice-presidente da Seccional, Tatiana Costa.

“Que dia especial! Dia histórico para a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão. Essa é a nossa primeira solenidade 100% feminina. Tenho certeza que, daqui, as novas advogadas sairão energizadas para construir uma história de valor dentro da Ordem”, expressou Tatiana Costa.

A vice-presidente falou ainda sobre a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres para que possam caminhar juntos. Ela também enfatizou o trabalho que a OAB/MA desenvolve para dar mais espaço às mulheres.

Para mostrar a representatividade feminina dentro da OAB/MA, Tatiana abriu espaço para que três dessas lideranças pudessem discursar: Nathusa Chaves, presidente da Comissão da Mulher e da Advogada; Clara Mandú, presidente da Comissão da Jovem Advocacia; e a presidente da Subseção Barreirinhas, Marcia Milena Nunes. Cada uma delas falou do seu respectivo trabalho na Ordem em prol do crescimento de toda a classe.

Fizeram parte da composição da mesa, a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa; a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Clara Mandú; a presidente da Subseção Barreirinhas, Marcia Milena Nunes; a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Sandra Macedo; a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Caroline Caetano; a Diretora de Educação à Distância e Cursos de Extensão, Denise de Fátima Gomes; a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Francineide Rodrigues; e a presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania, Vaneska Moreira Castro.

VALORIZAÇÃO DA MULHER ADVOGADA É PRIORIDADE NA OAB/MA

A gestão da OAB/MA trabalha para dar cada vez mais espaço às mulheres. Além de garantir que elas conduzam diversos trabalhos, a paridade de gênero é uma realidade na instituição.

Sobre o tema, a última conquista foi realizada em dezembro de 2022, quando o Conselho Seccional aprovou, por maioria, a resolução que estabelece paridade de gênero e equidade racial na formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional da advocacia para o Tribunal de Justiça do Maranhão. A norma estará vigente nas eleições que acontecem nesse ano.